RELATORIO DE ESTAGIO II
Por: 1969 • 13/5/2019 • Trabalho acadêmico • 4.071 Palavras (17 Páginas) • 210 Visualizações
IRANILDES ALVES DA SILVA RA 402874
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
SÃO LUIS/MA
2017
IRANILDES ALVES DA SILVA RA 402874
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR APRESENTADO AO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CEAD DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP COMO REQUISITO OBRIGATÓRIO PARA CUMPRIMENTO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.
.
SÃO LUIS– MA
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...................................................................................................... 04
2. DESENVOLVIMENTO ...........................................................................................06
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................10
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................... 11
IDENTIFICAÇÃO: PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO MARANHÃO
Nome da(s) Estagiária(s): IRANILDES ALVES DA SILVA RA 402874
Curso: SERVIÇO SOCIAL - Período: 6 º - Turno: Noturno - Ano: 2017
Telefone(098): 98807-1885 e-mail: iranildesasilva@gmail.com
Nível do Estágio Supervisionado: II
Local de Estágio: NÚCLEO PSICOSSOCIAL DAS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DO ESTADO DO MARANHÃO
Endereço: Rua dos Pinheiros, lote 12 a 15 – Antigo Hotel Panorama Palace endereço, cidade: São Luís/MA Fone: (98) 3219-1600 Email:
Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a): : CECILIA RUTH BATISTA DA SILVA
Nº CRESS 02690 / 2ª Região Email:
Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: RAQUEL LICAR CARVALHO
Nº CRESS: 3980/2ª Região Email: raquellicar@hotmail.com
Carga horária: 150 hr Início: (07/08/2017) Término: (12/09/2017)
INTRODUÇÃO
O estágio II é a continuidade preparatória para a prática profissional do estagiário que também se deu acompanhada com a supervisão de um assistente social de campo e ensino de forma que possa proporcionar além de conhecimentos teórico-metodologico a intervenção de forma aplicada que possa interligar a teoria e a prática através da inserção do espaço sócio institucional, possibilitando o processo de formação profissional no âmbito em que esta inserido de acordo com as demandas existentes.
Diante dos instrumentais já presenciados e das demandas vivenciadas no estagio I, foi possível observar a importância de um projeto de intervenção, para que durante o estágio II, pudesse haver o desempenho do profissional de serviço social, enquanto profissão interventiva e atuante nas relações sociais, na busca pelo respaldo teórico, técnico e crítico da realidade e interferência intermediadora.
Diante disto, foi elaborado um Projeto de intervenção tendo em vista o observado nas problemáticas existentes, o descumprimento das políticas Públicas e o desrespeito com o Estatuto do Idoso, exigindo do Assistente Social o compromisso de investigar e obter resultados imediatos, possibilitando que a intervenção, fosse planejada de forma concreta e eficiente.
Por fim, após a identificação da problemática levantada no foco social; suas características; foi estudado a importância da elaboração de projeto de intervenção aplicado pelo assistente social, dentro do contexto. E, por fim, foram apresentadas as considerações finais.
I – DESENVOLVIMENTO
Foi observado durante o Estagio I, que o Ministério Público é uma instituição que tem responsabilidade com a ordem jurídica no Estado e fiscalização do poder público em várias esferas. Estudamos também que bem antes da promulgação da Constituição Federal de 1988, o Ministério Público já existia, como se refere Rodrigues, 1999, p. 40.
“É certo que algumas das funções que actualmente exercem o Ministério Público já existiam na Grécia, em Roma e no começo da Idade Média. Tratava-se, porém de funções atribuídas a pessoas que não representavam uma estrutura nem usufruíam de um estatuto semelhante ao que, hoje, caracteriza o Ministério Público”.
Desta forma, com a criação de um Núcleo de Serviço Psicossocial das Promotorias de Justiça da Capital, através de ATO REGULAMENTAR Nº 004/2006-GPGJ em 13/06/2006, o Ministério Público do Maranhão resolveu juntar as atividades do Serviço Social em um só setor, permitindo a atuação das atividades em todas as áreas da profissão sendo que antes o serviço prestado por estes profissionais funcionavam individualmente em suas respectivas promotorias.
- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.
O NÚCLEO DE SERVIÇO PSICOSSOCIAL DAS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DA CAPITAL desenvolve suas atividades previamente planejadas tais como: aproximar-se do instrumental técnico-operativo usado pelo assistente social no cotidiano, e foi através destes instrumentais que em nosso estágio II, fizemos parte de elaboração de relatórios como forma de aprendizagem sobre os arquivos e documentos disponíveis para os devidos atendimentos dentro do contexto da assistência social[1], além da participação nos atendimentos e orientações às organizações que prestam estes serviços, possibilitando o desenvolvimento investigativo e interativo da profissão com comprometimento ético-politico e técnico-operativo.
Com o aprendizado, é possível afirmar o quanto é importante a integração e aproximação da sociedade com as Políticas Públicas uma vez que, possibilita de forma geral e legal um espaço ao controle social, onde favorece a participação da população (Art. 5º, Inc. II), por meio do Núcleo no planejamento, acompanhamento e execução das ações e dos recursos, definindo prioridades, fiscalização e monitoramento da política de assistência social, objetivando a integração em direitos legais e de transparência.
...