Relatório Final Estudo de Caso
Por: elizacar • 5/10/2018 • Relatório de pesquisa • 754 Palavras (4 Páginas) • 366 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA
CAMPUS UNIVERSITÁRIO ABAETETUBA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II
RELATÓRIO FINAL
ABAETETUBA – PARÁ
DOCENTE: OLINDA RODRIGUES
DISCENTES: AUGUSTO CLECIO
ASHLEY AMORIM
DORIELSON NUNES
ELIZA CARVALHO
MARIA CRISTINA
SAMARA SOARES
RELÁTORIO FINAL
ABAETETUBA – PARÁ
É por meio deste que vamos destacar de que modo se deu a discussão e o desenvolvimento do estudo dos casos. Apresentando toda a importância dos conhecimentos aqui adquiridos e expostos pelos discentes. Este trabalho interdisciplinar foi realizado a partir da leitura do texto oficina, do caso Flavia e do filme Menino de Carvão.
Flavia em sua infância vivenciou ações de violência do seu pai contra sua mãe, além de ter sofrido tentativa de abuso sexual por parte do mesmo. Com isso, Flávia saiu de sua casa aos 9 anos e passou a morar em um abrigo até seus 14 anos, tendo que trabalhar como doméstica para sobreviver a partir dos 16 anos. Depois de passar por esses e outros traumas posteriores ao seu casamento, como, agressões físicas e verbais vindas de seu esposo. Flávia resolveu procurar o CRAS como forma de suplício.
Menino de carvão M.P. vivia na extrema pobreza com sua família, em situação precária de total abandono por parte do estado. Foi evidenciado agressões físicas e morais a ele e sua mãe, agressões essas vinda de Estácio, pai. M.P não frequentava a escola e nem tinha vida social e cultural. Então houve a necessidade da intervenção do CREAS e do ECA, para solucionar essa demanda.
No primeiro encontro fizemos a leitura dos textos em grupo para que todos interagissem com as historias. Posteriormente foi assistido novamente o filme. Em seguida fizemos um debate dos casos em questão.
No segundo momento foi analisado os principais pontos e de que modo seria conduzido tais estudos. Fomos ate o CRAS do São Sebastiao pedir orientações da assistente social que lá atua. A mesma nos informou que a situação como de Flavia e M.P não seria competência do CRAS e sim CREAM e CREAS, pois o CRAS trata de casos de baixa complexidade e atua na prevenção.
Deste modo podemos ter mais embasamento de como conduzir os casos com base nas informações repassadas pela assistente social.
Nos próximos encontros fizemos um levantamento das informações fazendo uma retomada das leituras e conteúdos repassados em sala de aula. Levando-nos a fazermos ligações entre a teoria e a prática.
Em cada reunião foi analisado, discutido e pensado sobre os casos para que eles fossem solucionados de forma coerente pelos discentes, foram conduzidos de forma dialética e crítica, cada ponto debatido. Para que pudéssemos solucionar as situações em que os usuários se encontravam, garantindo uma vida digna com todos seus direitos respaldados.
Nos últimos encontros foram feitos apenas as correções dos trabalhos contamos com o auxilio da monitora Fernanda Campos.
Reunião do grupo na Biblioteca Municipal
Data: 11/09/2018
Começou as 17:00h terminou as 20:30h
Com a presença dos discentes: Ashley Amorim, Augusto Clecio, Dorielson Nunes, Eliza Carvalho, Maria Cristina.
Visita no CRAS São Sebastião
Data: 12/09/2018
Começou as 09:00h terminou as 11:00h
Com a presença dos discentes: Ashley Amorim, Augusto Clecio, Dorielson Nunes, Eliza Carvalho, Maria Cristina.
...