Relatório sobre Promoção em Saúde
Por: Alexandre Santos • 6/7/2016 • Trabalho acadêmico • 406 Palavras (2 Páginas) • 301 Visualizações
Universidade Federal de Pernambuco
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Curso – Serviço Social
Disciplina – Educação em Saúde
Aluno – Alexandre Santos
Professora – Sâmia Lacerda
Relatório sobre Promoção em Saúde
Promoção em saúde no município de Jaboatão dos Guararapes
Promoção em saúde consiste em articular com medidas que promovam o aumento da saúde e do bem estar gerais. O conceito de promoção integra a saúde a outros campos da vida dos indivíduos e das individuas, tais como alimentação, justiça, ecossistema, renda, educação, saneamento, etc.
As escolas públicas municipais do município de Jaboatão dos Guararapes não possuem praticas de educação em saúde, seja ela educação sexual, educação nutricional ou educação odontológica, tendo essa ultima alguns recursos que são vistos esporadicamente nas escolas, com aplicação de flúor nos alunos das escolas. Muito esporadicamente também, praticamente de dois em dois anos, alguns profissionais da área de saúde vão até os bairros e fazem trabalhos que mais se confundem com prevenção do que com promoção, como aferição de pressão sanguínea, exames glicêmicos, aplicação de flúor, não que a prevenção seja desnecessária, mas que deveria existir junto a pratica da prevenção momentos em que fossem articuladas palestras para a comunidade sobre saúde e sobre o SUS.
A cidade de Jaboatão é muito pouco saneada, possuindo saneamento apenas na parte considerada como a mais desenvolvida, que integram os bairros de classe média e classe média alta da cidade. Os bairros pertencentes as classes menos afortunadas não possuem sistema de saneamento, a captação de dejetos na maioria das residências é por fossa séptica, e em alguns lugares não possui e apresentam esgoto a céu aberto onde na maioria das vezes a comunidade entra em contato com essa água contaminada por bactérias, vírus e protozoários. Nenhuma ação é vista em relação a promoção em saúde no âmbito do saneamento, resumindo na ação preventiva de aplicar um reagente na água parada (nas casas e não nos esgotos em céu aberto) para a não proliferação no mosquito. Porém recentemente foi promovido pela Secretária Executiva de Saúde do município, um curso para agentes de saúde e profissionais da área, um curso de capacitação “Agente cidadão” do programa Cidade Saneada, que é uma parceria pública privada da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e da Odebrecht Ambiental.
Nitidamente, no município de Jaboatão dos Guararapes, as praticas integradas de promoção em saúde não existem ou são insuficientes e muito pouco propagandeadas, o que dificulta na participação da comunidade nas articulações das práticas de saúde na cidade.
...