Seminario de teresopolis
Por: Lairce • 25/5/2015 • Trabalho acadêmico • 756 Palavras (4 Páginas) • 914 Visualizações
APRESENTAÇÃO SEMINÁRIO DE TERESÓPOLIS
PROFESSORA: Bom dia!!
TODOS: Bom dia!!
PROFESSORA: Hoje teremos a nossa avaliação oral sobre o seminário de Teresópolis, quero ver se vocês estudaram... vou fazer a chamada: Paula
TODOS: faltou
PROFESSORA: Jéssica Mª
TODOS: faltou
PROFESSORA: Marilda Iamamoto
BONECO 1: presente
PROFESSORA: Nara Fernanda
TODOS: Faltou
PROFESSORA: Cláudia Lívia
TODOS: faltou
PROFESSORA: Malu martinelli
BONECO 2: presente
PROFESSORA: Lairce Santos
TODOS: faltou
PROFESSORA: José Paulo Netto
BONECO3 : presente
PROFESSORA: Vamos então recapitular a nossa ultima aula sobre o serviço social no Brasil, onde estudamos o seminário de Araxá... Qual era a perspectiva do seminário de Araxá:
TODOS: modernizadora
BONECO 1 : Quer dizer professora, modernizadora conservadora positivista
PROFESSORA: muito bem Marilda! Então vamos prosseguir agora e falar sobre o seminário de Teresópolis que mandei vocês estudar e imagino que todos tenham lido o livro do Zé Paulo e esteja com o assunto sabendo de tudo!
BONECO 2: mais ou menos professora!
PROFESSORA: Vamos lá, quem sabe falar sobre o seminário de Teresópolis antes que eu comece a chamar pelo nome ...
BONECO 3: Então professora o seminário de Teresópolis aconteceu nos dias 10 ao 17 de Janeiro no ano de 1970 no Rio de Janeiro na cidade de Teresópolis, bem no auge da ditadura.
PROFESSORA: E o que mais?
BONECO 1: Para esse seminário foram convidados 103 assistentes sociais, mas só compareceram 33.
PROFESSORA: isso! Agora destaquem as diferenças desse seminário para o primeiro.
BONECO 2: Diferente do Seminário do Araxá, o de Teresópolis não produz um documento final, e o Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviço Social, que é a instituição responsável pelo evento, publica o relatório de cada grupo participante de forma separada.
BONECO 3: Existia uma documentação prévia que se referenciava a necessidade de um estudo sobre a metodologia do serviço social frente a sociedade brasileira.
PROFESSORA: muito bem! E qual foi o dado relevante?
BONECO 1: O dado relevante é que a perspectiva modernizadora se afirma não apenas como concepção profissional, mas como pauta de intervenção.
PROFESSORA: Quais os textos utilizados pelos profissionais para construir a reflexão sobre os fundamentos da metodologia do Serviço Social?
Boneco 2: o primeiro texto foi Introdução à metodologia – teoria do diagnósticos e da intervenção em Serviço Social – Suely Gomes da Costa
BONECO 3: o segundo foi Bases para a reformulação do Serviço Social – Tecla machado Soeiro, e o terceiro texto foi A teoria metodológica do Serviço Social – uma abordagem sistemática – José Lucena Dantas
PROFESSORA: O que falava cada texto?
BONECO1: No texto de Sueli Costa se estrutura sobre uma perspectiva que se recusa a pensar no Serviço Social sem remeter a problemática do fundo das ciências e ao questionamento da sua contribuição histórica e passa a abordar os procedimentos apontando para a degridade do acumulo teórico do serviço social buscando a reconstrução da profissão.
...