Souza o direito e a sociedade
Por: Guilherme Silva • 26/11/2018 • Artigo • 273 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
FACULDADE SANTA TEREZINHA – CEST[pic 1]
CURSO DE DIREITO 1º PERÍODO
DISCIPLINA: FILOSOFIA - DATA: 13/11/2018
PROFESSORA: ISABEL CRISTINA
DISCENTES: AGLESON ROCHA, FERNANDA TEIXEIRA DE MACÊDO, GUILHERME A. SILVA FILGUEIRAS, HELITON RICARDO M. FAUSTINO, JOÃO PAULO FELIPE, JOANIARA BIANCA CARDOZO, KELLYANNA NUNES DINIZ, WALLACY BARBOSA.
[pic 2]
GRUPO: G 6 - QUESTÕES SOBRE O TEXTO 9 (SANTO AGOSTINHO E SÃO TOMÁS DE AQUINO)
- Apesar de ter sido influenciado pela filosofia de Platão, o pensamento de Agostinho apresenta diferenças se comparado ao pensamento de Platão. Evidencie a principal diferença entre eles.
R – A diferença está no fato de Platão usar da razão para se chegar a verdade última, utilizando de pensamento crítico e lógica, para este pensador o conhecimento é, na verdade, reminiscência, a alma reconhece as ideias que ela contemplou antes de nascer, ao contrário de Agostinho que diz que o conhecimento é resultado da iluminação divina, a centelha de Deus que existe em cada um, utiliza-se da fé como ponte de ligação para o conhecimento metafísico.
- Fale sobre o pensamento de Santo Agostinho versus Tomás de Aquino em relação a existência de Deus.
R – O pensador Agostinho tem uma visão diferenciada da apresentada por Tomás de Aquino acerca da existência de Deus. Para ele Deus se manifesta pelas suas criações (o mundo, a natureza), sendo ela a causa primeira de tudo “não somos Deus, mas foi ele quem nos criou”. Já o pensador Tomás de Aquino, criou uma forma de comprovação da existência de Deus buscando a causa primeira, a “mola propulsora” de todo o movimento desde a origem do inimaginável, tendo como Deus o ente originador e sua prova de existência baseada na razão.
...