TEXTO: PLANEJAMENTO. AUTOR MARIO COSTA DO LIVRO: PLANEJAMENTO E SERVIÇO SOCIAL.
Por: Barbara Martins • 14/8/2016 • Projeto de pesquisa • 308 Palavras (2 Páginas) • 594 Visualizações
TEXTO: PLANEJAMENTO. AUTOR MARIO COSTA DO LIVRO: PLANEJAMENTO E SERVIÇO SOCIAL.
- O conceito adotado pelo autor é de que o planejamento é um processo de racionalidade onde se gera uma capacidade de tomar decisões sobre o futuro.
- A pratica do planejamento nasce juntamente aos homens, se realizando continuamente e atravessando estágios diversos. O teórico que mais contribuiu inicialmente foi Hunry Fayol.
- Foi no século xx que o planejamento como previsão passa a desenvolver-se limitado a administração privada, consequentemente fazendo com que existaum número menor de homens a que cabe decidir.gerando uma menor participação da sociedade no processo de planejamento. Não dá abertura para a participação das pessoas, criando formas de planejamento superficiais que não resolvem o problema em sua totalidade.
- O serviço social poderá auxiliar no processo de planejamento, com o intuito de garantir o envolvimento da população.
- As características do planejamento são a atividade sistematizada, reflexão crítica e alternativa, visão de conjunto, temporal/espacial e obejetivos e metas.
- As fases metodológicas são a síncrese, análise e síntese, criaçao, opção, interenção e crítica.
- Os documentos que materializam a atividade de planejamento são aqueles que possui um plano, programa ou projeto, dependendo do grau de agregação de variaveis e detalhamento.
- A) Em sua operacionalização o planejamento é compreendido quanto ao prazo a natureza jurídica ou institucional, ao nível, à dimensão geográfica, ao grau de abrangência.
B) Desse ponto de vista o plano, programa ou projeto será público, instituições lligadas ao governo, privado quando tiver respeito à organização ou instituições particulares. Comunitário quando fruto de movimentos, forças, agrupamentos, forças organizacionais populares, podendo corresponder aos níveis de federal, estadual, metropolitano e municipal.
C) É o ponto de vista espacial que pode ser classificado em nacional, regional e local.
D) O grau de abrangência , a elaboração, pode atingir a totalidade ou parte de determinada situação, que configura o planejamento como global, setorial e parcial.
...