TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Serviço social

Por:   •  12/6/2021  •  Dissertação  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

Curso: Serviço Social

Data:

Período:  3°

Nota:

Nome Paullieny Florencio Barcelos        

Matrícula: SER2011642

QUESTÃO DISCURSIVA

A professora Carmelita Yazbek em uma Live intitulada: “A profissão e os múltiplos desafios para enfrentar a Questão Social em tempos adversos!”, no dia 13 de maio de 2021 trabalhou diversos temas atuais e seus impactos na formação dos Assistentes Sociais e na sua prática profissional. Segundo, Yazbek (2021 :

“... a burguesia se alia ao projeto ultra neoliberal de dominação do capital   e de destruição, cujos resultados são observados em múltiplos planos tanto na economia quanto na política e, principalmente para a classe trabalhadora com a eliminação de direitos, com o avanço do obscurantismo, banalização da vida, com a criminalização dos pobres, regressão de direitos conquistados, naturalização das desigualdades sociais”.

Com base no fragmento acima e as demais reflexões da Professora Carmelita Yazbek, elabore um texto dissertativo sobre os desafios para a atuação da/do profissional do Serviço Social na atualidade (valor: 2,0 pontos)

Desafios para atuação da/do profissional do serviço social

A contemporaneidade determina uma articulação argumentativa em torno de temas relevantes, dentre os quais destaca-se a atuação da/do profissional do serviço social na atualidade que são inúmeros. De início a questão social e a desigualdade social que constitui esse contexto tão difícil, conjuntural do capitalismo, capital financeiro, devastação do mundo do trabalho própria humanidade em si demonstra que é preciso situar o serviço social brasileiro em suas orgânicas com questão social em si. Nessa lógica torna-se relevante estudar essa ótica sobre dois aspectos principais: O enfrentamento da profissão durante a pandemia do covid-19 e a precarização do trabalho.

De imediato, vale referenciar noções informativas da temática que incluem uma observação ao fato de que com o início da pandemia, a profissão teve que se reinventar. Por meio dessa base, cabe argumentar que os crescimentos das contaminações foram alarmantes, analise nas questões sociais, relações de massa etnia, gênero, são eixos estruturantes na relação, momento de uma profunda luta de classe, o capitalismo pressiona uma extração maior possível do valor do trabalho burguesia que tenta minar as relações. Nessa perspectiva uma profissão que sempre feita cara a cara com o usuário e de repente um vírus invisível aparece, era preciso garantir o funcionamento dos seus serviços essenciais durante a pandemia, adotando novas medidas de proteção reorganizando as atividades, a fim de diminuir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.

Em segundo plano, torna-se também válido interpretar que a precarização do trabalho se torna evidente e merece ser avaliado por perspectivas mais críticas na atualidade, uma vez que o atual governo uma burguesia que se posiciona a extrema direita, conservador, ultra neoliberalismo, trata-se de um projeto de destruição de fato, se vê uma relação direta com uma micropolítica na visão de Yazbek, ela cita essa fala em uma live feita pelo youtube, se vê uma postura de eliminação da própria sociedade, para o serviço social à uma  ameaça do desemprego, ou seja para os próprios assistentes, restringe a nossa capacidade de avanços para o trabalho. O quadro é alarmante, uma realidade que nos deixa perplexos, enfrentar não é uma tarefa fácil, mas é preciso, com isso, ações que modifiquem as precípuas realidades problemáticas dessa atmosfera torna-se urgentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (230.5 Kb)   docx (83.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com