Trabalho em Serviço Social - Projeto de Pesquisa
Por: xjyme • 7/6/2018 • Trabalho acadêmico • 2.037 Palavras (9 Páginas) • 335 Visualizações
PROJETO DE PESQUISA
TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS
PROJETO DE PESQUISA
TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS
Trabalho interdisciplinar apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, 7º semestre para as disciplinas de: Estatistica e indicadores sociais; Processos de Trabalho e Serviço Social; Oficina de For mação- Tecnologia da Informação. Professor (s): Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kernkamp, Rodrigo Zambon.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO................................................................................................4
1.2 IDENTIFICAÇÃO........................................................................................... 5
2.0 SUMÁRIO DA PROPOSTA............................................ ...............................2
3.0 JUSTIFICATIVA ............ ............... ..... ............ ........ ........ ............... 6
4.0 OBJETIVOS......................... .................................6
4 . 1 O B J E T I V O G E R A L . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6
4 . 2 O B J E T I V O E S P E C I F I C O . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
5 . 0 M E T A S . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7
6.0 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS......................................................7
7.0 REQUISIT OS TÉCNICOS O U RECURSOS... .......... ............. ..........8
8.0 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO..............................................................8
9. CRONOGRAMA..............................................................................................9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA................................................................ ..... 10
1 INTRODUÇÃO A presente pesquisa versa realizar uma analise sobre o trabalho social com familias, no intuito de promover uma ref lexão, de forma a abordar toda trajetória histórica, pensando na cont emporaneidade, e no trabalho do a ssistente social como um todo. A contribuição do Serviço Social consiste em ide ntificar os fatores sociais,culturais e economicos que mais afligem as familias na atualidade. Identificamos que na Constituição de 1988 trás algum as transformações da família contem porânea sendo cada vez mais ampliadas e é alvo de discussões as questões relacionadas á família, como casais ou mulheres que não querem ter filhos, famílias constituídas por homossexuais, famílias adotivas, gravidez na adolescência. Pensar em f amílias constitui ter um olhar diferente, pois vivemos em um mundo de diversidades sociais na qual a sociedade exige que seguissem determinados modelos que nos é imposto com o ideal pela so ciedade, como se não pudéssemos visualizar ou viver novos modelos. O Serviço Social é uma prof issão que atua na realidade social através do atendimento de inumeras demandas, e laboração de pesquisas e construção de propostas que visam o a tendimento ás necessidades sociais da população, nas aréas d e: assistencia social, saúde, educação, habi ta ção, etc. Como um direito do cidadão e não como um favor ou simples ajuda. (Soares,2003,p52).
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA Família. Política de Assistência Social. Trabalho social com famílias. Dignidade e direitos. A família assume a centralidade nas políticas sociais, caracteriza -se pela dinâmica e renovação de expectativas sociais e formas de organização social que variam de acordo com o contexto histórico. Na assistência social o que tem reatualizado as demandas de trabalho, é o modo como vários acontecimentos histórico tem acontecido, fatores como a industrialização, a inserção da mulher no mercado de trabalho, a introdução na sociedade de princípios constitucionalmente previstos como a dignidade e liberdade, que somados a outros não tão mais im portante contribuíram decisivamente para a complexidade familiar em que se encontra.
3 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICO 3 . 1 G E R A L As questões que orienta este trabalho é os conceitos que fundamenta u ma visão ampliada e atual, considerando toda diversidade existente na atual conjuntura familiar. 3.2 Específicos Refletir sobre uma an álise d e toda e volução histórica das formações familiares, dos princípios que norteia a família, que noçã o de família adotou em nosso cotidiano p rofissional, e, prop orcionar uma visualização das famílias em diferentes co ntextos, seja ele histórico por fazer uma breve viagem pelos m oldes da família, as diferentes formas de famílias, da autonomia e do controle das famílias, enfim, analise dos fatores ine ren tes á dinâmica social que decisivamente contribuíram para todas as mudanças e a políticas de proteção a família.
4 J U S T I F I C A T I V A O projeto de pesquisa tem como objetivo prop orcionar um conhecimento acerca das politicas que auxilia n a preservação e igualda de de direitos que e nvolve todos os anbintos familiares, elementos para construção em bases criticas. A contribuição dos profissionais de assistencia social é importante para que a sociedade incorpore e entenda sobre as Politicas sociais em especial na ass itencia social, que tem reatualizado as deman das de trabalho socieducativo com grupos de familias. É importante que o debate sobre a família e su as n ovas configurações (incluindo aqui as famílias monoparentais) analise seu significado para(s) para o individu o e para a sociedade, tendo presente a possibilidad e do que a o rganização da f amília nesta ou naquela f orma pode representar: para alguns, escolhas individuais inseridas num contexto relacional no qual os vínculos com parente, amigos ou colegas de trabal ho estão mantidos; para outros, circunstancia de vida que não representam p ropriamente escolhas pessoais e que podem significar isolamento social, pois tais vínculos inexistem o u estão fragilizados,ficando assim individuo numa con dição de maior vulnerabili dade pessoal e social(GUEIROS,2002,P.117). A Con stituição Federal DE 1988, nos seus artigos 227 e 229, delega á família a responsabilidade pelos cuidados de seus membros, com a competência de assisti-los,criá-los e educá -los( BRASIL,1988).
...