Whatsapp e Gestão de Pessoas
Por: laisguzzo • 7/6/2018 • Relatório de pesquisa • 698 Palavras (3 Páginas) • 335 Visualizações
Nos dias atuais parece estranho imaginar a comunicação entre as pessoas sem o uso do WhatsApp. Somente no Brasil, o aplicativo está presente na vida de mais de 100 milhões de usuários. Apesar da maioria utilizar a ferramenta para o uso pessoal, muitas empresas têm investido na sua praticidade para se relacionar com os clientes e colaboradores (gestão de pessoas). Todos os dias as pessoas trocam mensagens de texto, voz, fotos e vídeos.
De acordo com uma pesquisa da Embratel, intitulada “A Conectividade das Empresas Brasileiras”, ficou constatado que mais de 55% das organizações já utilizam o aplicativo. O uso corporativo do WhatsApp já está consolidado, principalmente pelas vantagens que ele apresenta: é rápido, gratuito (necessita apenas de uma conexão com a internet para funcionar), móvel e versátil. Mas, como toda ferramenta de comunicação, o uso do whatsapp no ambiente de trabalho traz riscos tanto para a empresa quanto para o empregado.
Ao criar um grupo de whatsapp com os liderados é possível otimizar o tempo, facilitando a disseminação da informação, passando a mesma mensagem para todos as pessoas envolvidas. Além disso é muito mais rápido o envio de fotos e arquivos, sem contar que o liderado consegue visualizar todas as mensagens no celular em qualquer lugar, a qualquer hora, mesmo trabalhando na rua, basta ter conexão com a internet.
Embora muito útil para os líderes na gestão de pessoas, o uso do WhatsApp no trabalho exige cuidado com algumas regras para que a ferramenta não atrapalhe quando deveria ajudar. Por isso, é importante a empresa deixar claro o que pode e o que não pode ser feito com/no aplicativo na comunicação entre líderes e liderados. É importante esclarecer que a ferramenta deve ser utilizada no ambiente de trabalho com ética e respeito, assim como o e-mail corporativo.
Na gestão do whatsapp alguns pontos importantes devem ser levados em consideração, como não deixar algum colaborador fora do grupo, pois ele pode se sentir excluído, e as mensagens devem ser relevantes e pertinentes a todos, não exigir a instalação do app em aparelhos particulares, respeitar a jornada de trabalho do colaborador, utilizar somente para assuntos corporativos e não utilizar o grupo para fazer cobranças ou elogios individuais. É importante ter muito cuidado ao escrever as mensagens, para que não possuam duplo sentido.
Os assuntos corporativos devem ser mantidos na esfera corporativa e compartilhar o conteúdo ali disponível pode se tornar um problema grave. Em casos mais extremos, isso pode motivar processos internos, processos judiciais e até mesmo demissões.
Em uma demanda judicial, todas as informações trocadas pelo aplicativo valem como prova, já que registra o histórico com datas e horários. Um simples comentário de um superior que desagrade o subordinado já pode ser o início de um problema.
Já passam a fazer parte do judiciário centenas de ações judiciais movidas entre pessoas físicas, bem como de pessoas físicas para jurídicas, nascidas de acusações e ofensas públicas em aplicativos e redes sociais. É preciso ter extremo cuidado com tudo que se faça, com tudo que se publica, afinal essas informações estão abertas para o mundo, e se multiplicam na internet rapidamente.
...