A 2º infancia- psicologia do desenvolvimento
Por: maiscedojs • 30/5/2019 • Seminário • 543 Palavras (3 Páginas) • 258 Visualizações
O SHOW DE TRUMAN. Direção: Peter Weir. Produção: Andrew Niccol e Scoot Rudin. Roteiro: Andrew Niccol. Paramount Pictures, 1998. DVD (103 min).
Truman Burbank (Jim Carrey) é um homem, que tem sua vida inteira, desde seu nascimento, transmitida ao vivo, 24 horas por dia para um show de TV. Contudo ele não faz a mínima ideia de que isso está acontecendo enquanto vários atores entram e saem diversas vezes do estúdio em que fica Seahaven e interpretam personagens o tempo inteiro para que, para Truman, tudo pareça de acordo com os conformes. A trama se desenvolve a partir do momento em que, num dia qualquer, a personagem principal encontra, enquanto vai ao trabalho, o próprio pai 20 anos após sua morte, logo ele começa a perceber que, tudo o que acontece na cidade é voltado para si.
A alienação se faz presente na trama através de manipulações que a equipe do programa faz por veículos midiáticos quando a personagem principal apresenta desejos como viajar e sair da cidade, fazendo com que Truman tenha um sentimento de conformidade com a realidade em que ele está vivendo. O criador e diretor do programa Christof, durante uma entrevista recebe a pergunta “por que Truman nunca pensou até agora em questionar a natureza do mundo em que vive?”, este responde que “aceitamos a realidade do mundo tal qual ela nos é apresentada, Truman pode ir embora quando quiser. Se tivesse algo mais que uma mínima ambição, se estivesse absolutamente decidido a descobrir a verdade, não poderíamos impedi-lo.”.
A fala do diretor do Show é coerente com a mensagem que Platão nos deixa no Mito da Caverna: são poucos os que estão dispostos a discernir entre o mundo sensível e o mundo inteligível, tampouco os que se perguntam se o que vivem é real. A partir de uma rápida análise percebemos que, Truman, assim como o ex-prisioneiro, uma vez que descobrem a verdade por trás do que viviam, não sentem receio em abandonar o que tinham, ou pensavam ter, para buscar a verdade na vida. Apesar de todas as dificuldades psicológicas que enfrenta, Truman não deixa de querer descobrir o que estava acontecendo e após passar por inúmeros problemas e contratempos, ele consegue encontrar a saída da sua caverna.
“ca ve r na ”.
Assim como na ficção, atualmente vivemos uma cultura de coisificação do ser humano, criamos o hábito de consumir excessivamente tudo. Ao passar da história, vemos que no filme, ao mesmo tempo em que a maior parte das pessoas no mundo inteiro assistem e são fãs do programa, poucas são contra este. Essas pessoas consomem impulsivamente um programa que, além de expor a vida de uma pessoa para o mundo inteiro enquanto essa não tem noção de que isto está acontecendo, tiram seus direitos de escolha, como por exemplo, o fato de Truman não poder viajar ou sair da cidade, ou até mesmo escolher com quem vai se casar. A frase notadamente conhecida de Zygmunt Bauman “tudo é líquido” pode ser uma reflexão ao estilo de vida que diversas sociedades nos mais variados lugares do mundo adotaram, os líquidos são deliberadamente impedidos de se solidificarem. O impulso de transgredir, de substituir, de acelerar a circulação de mercadorias rentáveis, não dá o tempo necessário para solidificar-se em formas estáveis.
...