A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO A PESSOA IDOSA NA ÁREA DA SAÚDE
Por: isangelabarbosa • 4/12/2017 • Artigo • 14.770 Palavras (60 Páginas) • 742 Visualizações
[pic 1]
ISÂNGELA BARBOSA DA SILVA[pic 2][pic 3]
A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO A PESSOA IDOSA NA ÁREA DA SAÚDE
GOIÂNIA
2016
ISÂNGELA BARBOSA DA SILVA[pic 4][pic 5]
A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO A PESSOA IDOSA NA ÁREA DA SAÚDE
GOIÂNIA - GO
2016
[pic 6]
SILVA, Isângela Barbosa da. A atuação assistente social junto a pessoa idosa na área da saúde. Goiânia-Go 2016.[pic 7]
O presente estudo se justifica pela importância de se promover o acesso da pessoa idosa aos serviços de saúde na área pública sendo esse um direito garantido para essa faixa etária. O objetivo é demonstrar que a legislação brasileira, a começar pela Constituição Federal de 1988 garante o direito da pessoa idosa em receber atendimento em hospitais públicos. Também o Estatuto do Idoso vem não somente reafirmar esta premissa, como também estabelecer a prioridade de atendimento para esta faixa etária em unidades de saúde em todo o Brasil. Para a construção deste estudo, adotou-se a revisão da literatura, que segundo Silva e Menezes (2005) contribui na obtenção de informações sobre a situação atual do tema ou problema pesquisado. O intuito é demonstrar que mesmo diante da previsão legal, ainda existem muitas pessoas idosas que não conseguiram o pleno acesso aos serviços de saúde em nosso país, quer seja por lacunas na infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, quer seja pela falta de profissionais habilitados para cuidar delas, haja vista que, são inúmeros os problemas de saúde apresentados nesta idade como doenças crônicas e degenerativas. Os resultados mostram que o profissional que atua na área da saúde pode contribuir na orientação, condução e promoção dos serviços públicos de saúde de qualidade para estas pessoas.
Palavras-chave: Saúde do idoso. Serviços públicos de saúde. Acesso aos serviços.
LISTA DE FIGURAS
[pic 8]
Figura 1 - Proteção ao Idoso no Âmbito da Assistência Social................... Figura 2 - Estrutura de Proteção do Sistema Único de Assistência Social | 36 37 |
SUMÁRIO
[pic 9]
1. INTRODUÇÃO............................................................................................. 2. REVISÃO DA LITERATURA ..................................................................... 2.1 A PESSOA IDOSA E O DIREITO À SAÚDE............................................. 2. POLÍTICA DE SAÚDE NO BRASIL............................................................. 2.1 Política Nacional da Pessoa Idosa............................................................. 3 PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROGRAMAS DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA............................................................................................... 3.1 As políticas públicas de saúde dos idosos e o trabalho dos profissionais que atuam com esta população....................................................................... 3.2 A saúde do idoso e o papel do assistente social........................................ CONCLUSÃO................................................................................................... REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................... | 08 11 11 19 25 28 32 39 49 52 |
1. INTRODUÇÃO
O tema escolhido para ser desenvolvido neste Trabalho de Conclusão de Curso é a atuação do serviço social na área da saúde e sua mediação junto a pessoa idosa que necessita desses serviços. O direito à saúde se insere na trajetória dos direitos sociais constitucionalmente garantidos. É, portanto, um direito público subjetivo, assegurado juridicamente à generalidade das pessoas, conforme estatui o Art. 196 da Constituição Federal de 1988, no qual a saúde é apresentada como direito universal mediante a adoção de políticas sociais que busquem a redução do risco de agravos, por meio de ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação da saúde.
Embora este direito tenha sido efetivado abrangendo todos os grupos sociais no ano de 1988, a partir da reformulação e promulgação da Constituição Federal brasileira, as discussões envolvendo o tema datam de 1930, quando foram dados os primeiros passos em busca da elaboração de uma política de saúde condizente com as demandas existentes já naquela época.
O percurso para efetivação da política de saúde como direito do cidadão e dever do Estado foi longo, árduo e envolto em lutas sociais. Desta forma, esta política começa a se delinear no Brasil, tornando-se uma necessidade em face da industrialização que se concretizava paulatinamente, fazendo com que o Estado assumisse a assistência à saúde dos trabalhadores.
O tema deste estudo se reveste de importância em razão da natureza do trabalho desse profissional estar voltado para o atendimento das classes menos favorecidas e na saúde de modo específico sua participação se dá na busca de mecanismos para garantir serviços de saúde a todos que necessitarem.
O sistema de saúde pública no Brasil até o momento não conseguiu atender as todas as pessoas que apresentam algum tipo de doença e principalmente as crônicas. Nesse sentido, a questão norteadora deste estudo é: Que papel exerce o assistente social na efetivação dos direitos de acesso à saúde?
...