A Desigualdade Social
Por: Costajane • 30/8/2018 • Relatório de pesquisa • 255 Palavras (2 Páginas) • 111 Visualizações
A desigualdade social tem sido um dos maiores problemas a serem enfrentados nesses últimos anos. Onde tem gerando bastante confronto entre as classes sociais em relação a cor, raça, etnia etc.
Isto se torna uma problema para uma região ou país quando as distância entre as rendas são muito grandes dando origem a fortes disparidades.
Sempre haverá desigualdade social, pois é impossível que cada um tenha exatamente as mesmas quantidades de bens materiais.
Grande são as causas que aumentam a distância entre ricos e pobres. As mais comuns estão; á má distribuição de renda; má administração dos recursos; lógica de acumulação do mercado capitalista; falta de investimento nas áreas sociais, culturais, saúde e educação; falta de oportunidades de trabalho; corrupção etc.
Se um país não consegue atender as necessidades básicas de grande parte de seus cidadãos, tampouco irá prosperar de forma equitativa.
Umas das consequências mais graves são a pobreza, a miséria e a favelização. A desigualdade social traz: fome, desnutrição e mortalidade infantil, aumento das taxas de desemprego, grandes diferenças entre as classes sociais, marginalização de parte da sociedade, atraso no progresso da economia do país, aumento dos índices de violência e criminalidade.
Todos têm que ter o seu direito de igual para igual, e que tais aflingidos tem o direito de assegurar suas escolhas de forma igualitária, para que não haja distinção de pessoas. Seja, branco ou preto, rico ou pobre, homem ou mulher.
Portanto é necessário que todos tenham direitos iguais, para que assim haja uma boa formação de uma sociedade sem preconceitos e desigualdades.
...