A Gravidez na Adolescência
Por: Marialucia2503 • 23/4/2018 • Projeto de pesquisa • 1.492 Palavras (6 Páginas) • 166 Visualizações
[pic 1]
GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA:
QUESTÃO E DIREITOS SOCIAIS
MARIA LÚCIA ALMEIDA DE JESUS BATISTA
SALVADOR
AGOSTO / 2013
MARIA LÚCIA ALMEIDA DE JESUS BATISTA
GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA:
QUESTÃO E DIREITOS SOCIAIS
[pic 2]
ESTÁCIO FIB - Bahia
Salvador - 31.08.2013
OBJETIVO
Relatar a importância da questão social em relação à gravidez na adolescência. Essa assistência se dá, devido à complexidade dos fatores que a envolve, sendo que os direitos deste público muitas vezes são ignorados, infringidos e não são concretizados.
Por isso, a pesquisa vem analisar as características existentes das mães adolescentes, dando uma abordagem no estudo dos direitos sociais desse público, pois sua execução é de soberano valor na sociedade contemporânea. Com isso o estudo realizado foi do tipo exploratório, descritivo e quanti-qualitativo.
DISSERTAÇÃO
Adolescência é uma fase medianeira do crescimento humano, em meio a infância e a idade amadurecida. Esta ocasião é marcada por diferentes alterações físicas, hormonais e até mesmo na conduta. Não se pode determinar com precisão o começo e conclusão desta fase - ela muda entre os seres humanos - entretanto, na maior parte das pessoas, ela sucede entre os 10 e 20 anos de idade (período definido pela OMS – Organização Mundial da Saúde).
Como a adolescência é uma idade complexa para os garotos, é imprescindível que exista inclusão social e familiar por parte de pais, educadores e outros adultos. O acompanhamento e a conversação neste tempo são fundamentais.
A gravidez nesta idade intervém nas inclusões sociais e pode transformar completamente a história dos jovens. A maior parte deles casa-se precocemente devido a gestação não programada e se tornando tendente a se separar muito cedo (divórcio).
Conforme Klein (apud Correa, 1991, p. 380), esse acontecimento propicia uma síndrome conhecida sob o nome de “síndrome do fracasso”. Fracasso em: exercer e viver várias funções de adolescente; continuar a estudar; permanecer na escola; limitar o tamanho da família; criar família estável; seguir sua própria vocação e se manter independente; ter filhos sadios; ter filho que posteriormente atinja o potencial de vida desejado. Klein (apud Correa, 1991, p. 380).
A presença de um pai na família é tão importante que foi constatado que a sua ausência ou a falta de diálogos com os filhos é um dos fatores que levam a gravidez precoce.
FICHAS CATALOGRÁFICAS
Livro: Papel de Pai
Autor: Giselda Laporta Nicolelis
Editora: FTD
Ano de lançamento: 2009
Assunto: Literatura Infantil
Prefácio: “O livro aborda a questão da gravidez na adolescência e todas as consequências que isso gera para os jovens e as famílias envolvidas. Em Papel de pai, Ludenor, de 13 anos, e Pétula, de 16, formam um casal que enfrenta as dificuldades de uma gravidez inesperada. Diante desta situação, o garoto narra ao leitor o quanto se tornar pai teve forte impacto em sua vida. E agora? Pétula terá que largar a escola? Onde vão morar quando o bebê nascer? Quem pagará as despesas? Essas e outras dúvidas do casal são abordadas no livro”.
Livro: Adolescência e juventude: Vulnerabilidade e contextos de proteção
Autor: Nicolelis, Giselda Laporta,
Editora: Casa do Psicólogo
Ano de lançamento: 2011
Assunto: Psicologia
Prefácio: “Esta obra traz contribuições sobre temáticas, tais como - inserção laboral, gravidez na adolescência, escola, religiosidade, nível de confiança em instituições, valores e normas sociais, redes de apoio e uso de drogas. A leitura procura permitir partilhar questões e inquietações consideradas comuns a todos que trabalham com a juventude - seja no cotidiano dos serviços, seja na universidade - além de orientar os programas e estratégias de intervenção, a partir daquilo que o próprio jovem pensa como importante. Um dos objetivos principais é fazer leituras e releituras de temas psicológicos relacionados ao desenvolvimento juvenil; compreender a relevância social de se realizar pesquisas em parceria com diferentes pesquisadores e universidades brasileiras; e reconhecer a dinamicidade do processo de pesquisa e a necessidade de rever os instrumentos utilizados, aprimorando-os”.
Livro: Gravidez na Adolescência
Autor: Pomme, Eliana
Editora: Paulinas
Ano de Lançamento: 2003
Assunto: Infanto - Juvenis - Ciências
Prefácio: “Nesta obra, a questão da gravidez na adolescência é abordada como resultado de um momento particular pelo qual a sociedade está passando. Através de quatorze histórias reais, a autora procura conversar sobre a gravidez por meio do olhar da menina-mãe, do garoto que a engravidou, dos pais deles, e levar todas estas pessoas a compreenderem melhor este momento de suas vidas”.
Livro: Gravidez na adolescência: esclarecimentos para jovens, pais e educadores.
Autor: Martins, Celso Luiz
Editora: DPL
Ano de Lançamento: 2005
Assunto: Psicologia
Prefácio: “Os aspectos que envolvem este tema atual, imprescindíveis para pais e educadores, sob a visão iluminada e amparadora do Espiritismo. Um livro que merece serem lidos por pais (ou futuros pais), educadores e por jovens em geral. Este livro traz esclarecimentos úteis sobre um dos mais importantes assuntos de que pais e educadores devem ter consciência - a gravidez na adolescência. Traz ainda, em detalhes, todo o processo da gravidez e orientações sobre como proceder para garantir uma gestação tranquila e sem problemas”.
...