A HISTÓRIA E O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA CONTÁBIL
Ensaios: A HISTÓRIA E O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA CONTÁBIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pedrohigolopes • 1/7/2013 • 354 Palavras (2 Páginas) • 493 Visualizações
UNIVERDIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
PROF. IVO SODRÉ
27 JUN. 2012
PEDRO HIGO LOPES
RESENHA: A HISTÓRIA E O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA CONTÁBIL
OLIVEIRRA, Antonio B. S. (Coord.) Métodos e Técnicas de Pesquisa em Contabilidade. São Paulo: Saraiva, 2003.
A resenha a seguir refere-se aos capítulos “Ambiente histórico, influências e perspectivas para o desenvolvimento da Ciência Contábil” e “A contabilidade como ciência”, respectivamente 2 e 4.
No capítulo 2, o autor relata o surgimento das formas contábeis e da formalização de métodos de contabilização em diferentes culturas ao longo de seus desenvolvimentos culturais e econômico.
Segundo o autor, “a contabilidade tem seu desenvolvimento pautado pelas mudanças na sociedade, nos seus meios de produção, nas modificações de suas maneiras de negociar e no desenvolvimento da Ciência Administrativa”.
Notamos a importância da ciência contábil no desenvolvimento das atividades comerciais e industriais e, para o crescimento econômico dos países. Alguns momentos históricos merecem destaque, pois, “a intensificação das atividades comerciais desencadeou a necessidade de controle”. Dentre eles, podemos destacar: as Cruzadas, que permitiram o surgimento do comércio entre a Europa e o Oriente; a Revolução Industrial, que cria, com o advento fabril, a produção em massa.
Outro ponto importante foi o surgimento de uma legislação tributária na Inglaterra e nos Estados Unidos, aplicada às atividades industriais e comerciais e, posteriormente, consolidada por lei.
No Brasil, o desenvolvimento da contabilidade esteve associado à iniciativa governamental e sofreu influência da contabilidade americana, através de empresas de auditoria que vieram se instalar aqui e trouxeram seus procedimentos contábeis já consolidados e sedimentados em seu país.
Já no capítulo 4, o autor preocupa-se em definir a contabilidade como uma ciência. Essa definição é importante, pois permite que a teoria da contabilidade seja pesquisada e esteja em constante evolução, para a criação de uma teoria cada vez mais científica.
Notamos que a contabilidade tem por objeto o patrimônio de quaisquer entidades. O patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma ou mais pessoas.
Um ponto relevante a ser destacado é a classificação da contabilidade com ciência social. O CNPq (Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), por exemplo, classifica a contabilidade como um ramo da Administração.
...