A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA E DA CONTABILIDADE PARA AS EMPRESAS
Monografias: A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA E DA CONTABILIDADE PARA AS EMPRESAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danyufv • 1/10/2013 • 1.182 Palavras (5 Páginas) • 564 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Pode-se conceituar matemática financeira, de maneira simplista, como o ramo da matemática que tem como objeto de estudo o comportamento do dinheiro ao longo do tempo. Avalia-se a maneira como este dinheiro está sendo ou será empregado de maneira a maximizar o resultado, que se espera positivo.
Na atual economia, que se diz globalizada, não se concebe qualquer projeto, seja de que área for, em que o aspecto financeiro não seja um dos mais relevantes para sua execução. No dia a dia das famílias ocorre o mesmo fenômeno. Discutese cada vez mais o último IGP, a inflação ou deflação, a taxa de juros básicos da economia a famosa SELIC divulgada após longas reuniões do COPOM. Enfim, números, índices e taxas que em princípio nos parece saídos de algum caldeirão alquímico, mas que na verdade são sempre variações sobre o mesmo tema: Estatística, matemática pura e matemática financeira.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A matemática e a serviço das empresas
O surgimento do dinheiro originou a criação de mecanismos controlados inicialmente por pessoas denominadas cambistas. Eles exerciam a profissão que hoje é atribuída aos banqueiros, sentados num banco, nos mercados, eles realizavam operações de empréstimo, que eram quitados acrescidos os juros e na organização de ordens de pagamentos para particulares. Dessa forma, os cambistas tinham seus lucros e comissões pelos serviços prestados.
Os bancos surgiram com a necessidade de organização desse tipo de comércio, que dinamizaram a economia. Foram os bancos que contribuíram para o aprimoramento das técnicas financeiras e surgimento dos juros compostos.
Atualmente, a Matemática Financeira possui inúmeras aplicabilidades no cotidiano, englobando situações relacionadas ao ganho de capital, pagamentos antecipados e postecipados, porcentagem, financiamentos, descontos.
2.2 Fatores ambientais das organizações
Fatores Externos:
• Convivência familiar - visa analisar como está o relacionamento do funcionário com sua família, o seu bem-estar na família, que é muito importante para uma boa produtividade na empresa.
• Férias e lazer - avalia o nível de satisfação dos colaboradores com estes itens.
• Investimentos e despesas familiares - procura verificar o nível de qualidade de vida proporcionado às famílias dos funcionários.
• Política e Economia - busca verificar o grau de interferência dessas questões na motivação dos empregados dentro da empresa.
• Saúde - visa avaliar a opinião dos colaboradores a respeito de suas condições de saúde física e mental para o desempenho das atividades.
• Segurança pública - analisa como se dá a interferência desse item na vida dos funcionários.
• Situação financeira - analisa como está a situação financeira dos funcionários e como se dá os gastos nas famílias.
• Time de futebol - já foi comprovada cientificamente a influência deste item na motivação dos funcionários; por isso é importante verificar até que ponto os times de futebol agem sobre a produtividade das pessoas na organização.
• Vida social - mede o grau de satisfação dos colaboradores com a sua cultura e rede social.
2.3 Aspectos jurídicos do empresário
A pessoa jurídica é um sujeito de direito personalizado, assim como as pessoas físicas, em contraposição aos sujeitos de direito despersonalizados, como o nascituro, a massa falida, o condomínio horizontal, etc. Desse modo, a pessoa jurídica tem a autorização genérica para a prática de atos jurídicos bem como de qualquer ato, exceto o expressamente proibido. Feitas tais considerações, cabe conceituar pessoa jurídica como o sujeito de direito inanimado personalizado.
São requisitos para a existência da pessoa jurídica a organização de pessoas ou bens, a licitude de propósitos e capacidade reconhecida por norma.
Pessoa jurídica consiste num conjunto de pessoas ou bens, dotado de personalidade jurídica própria e constituido na forma da lei Conforme o artigo 40 do Código Civil brasileiro de 2002, as pessoas jurídicas (admitidas pelo Direito brasileiro) são de direito público (interno ou externo) e de direito privado. As primeiras encontram-se no âmbito de disciplina do direito público, e as últimas, no do direito privado.
2.4 A participação da contabilidade nas empresas
O balanço patrimonial apresenta, em um determinado momento, a situação patrimonial e financeira de uma empresa. Nesta demonstração contábil é que se evidencia o ativo, o passivo e o patrimônio líquido.
De acordo com a FIPECAFI (1995, p. 34), “o balanço patrimonial tem por finalidade
...