A IMPORTÂNCIA DA RESSOCIALIZAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL
Por: andrysilva • 20/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.273 Palavras (6 Páginas) • 391 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
A IMPORTÂNCIA DA RESSOCIALIZAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL
[pic 3]
Betim
2008
A IMPORTÂNCIA DA RESSOCIALIZAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL
Trabalho apresentado ao Curso serviço social da UNOPAR-Universidade Norte do Paraná, para as matérias do modulo III.
Orientador: Daniela Sikorski, Marco Aurélio Arbex, Cláudia Maria Ferreira, Giane Albiazzetti.
BETIM
2008
SUMÁRIO
1. Introdução 04
2. Roteiro da palestra 05
3. Questionário de avaliação 07
4. Considerações finais 08
5. Bibliografia 10
04.
1. INTRODUÇÃO
Com este trabalho pretende-se mostrar, através de palestras a importância da ressocialização, para a sociedade, no sistema prisional. Dando ênfase a importância da diminuição da reincidência criminal e da valorização do ser humano.
Capacitar melhor às pessoas que lidam com este público no dia a dia, para que o individuo privado de liberdade seja tratado com mais dignidade; Como já determina a lei, LEP (lei de execuções penais).
05.
2. ROTEIRO DA PALESTRA
Tema: A importância da ressocialização no sistema prisional
Justificativa: Mostrar a importância de se tratar o ser humano, mesmo o privado de liberdade, com dignidade, para que os mesmos sejam reenceridos na sociedade. Diminuindo assim o alto índice de reincidência de crimes cometidos por ex-detentos.
Público alvo: agentes penitenciários e familiares dos recuperandos. Com faixa etária de 18 a 65 anos.
Local: Salão nobre do centro de remanejamento de presos de Betim.
Data: 23/ 11/ 2008.
Hora: 19:00 horas.
Tempo de duração: 50 minutos
Objetivo geral e especifico da palestra: Conscientização dos participantes de sua importância no processo de ressocialização dando-lhes subsídios teóricos e praticas, para o melhor desempenho de suas funções e mostrar também a grande importância da família neste contexto, para a facilitação da volta do recuperando a sociedade, como ser integro e digno.
Desenvolvimento: Na palestra será mostrado trabalhos de ressocialização que são feitos em outros presídios e deram ótimos resultados, terão também exemplos de recuperandos que conseguiram a total reintegração, depois de cumprirem grandes sentenças, de até crimes hediondos.
Mostrar como alguns governos estão investindo na ressocialização através da educação, trabalho, e de um tratamento digno, que fará a diferença na vida posterior ao cárcere, dar exemplo da penitenciaria de Uberlândia MG, onde existe faculdade para os detentos desta instituição ( faculdade à distância, via satélite ).
06.
Que existe hoje nesta penitenciaria 25 alunos estudando e pagando seus próprios estudos, prestando serviços dentro da própria penitenciaria,
Estrutura da palestra:
Mostrar as desigualdades sociais à falta de trabalho que levam os jovens a criminalidade, também a superlotação carcerária e a total falta de estrutura para uma real reabilitação do recuperando.
Que no Brasil este tipo de ação é quase inexistente, nossos governantes ainda investem pouco neste segmento tão relevante para a própria população. Para que isso se efetive, é preciso, obviamente, que se tenha uma política carcerária que garanta a dignidade do recuperando em todos os sentidos, acesso ao trabalho, estudo e cursos profissionalizantes e estudo individualizado do recuperando.
É preciso criar a consciência social de que o respeito à dignidade do recuperando é a preparação para o seu retorno a sociedade, e que isto é de interesse de todos, não se trata apenas de praticar um gesto humanitário, o que, por se só, já seria um treinamento importante para o não esquecimento da ética. Mas no ponto de vista pragmático, a sociedade esta trabalhando contra si mesma, quando joga o preso no presídio e o abandona , diante disto é preciso que a sociedade se conscientize de que o crime faz parte dela, portanto deve se envolver na busca de soluções dos conflitos sociais. O homem ao ser condenado e preso, ao sair do cárcere não ira para outro planeta, retornará para a mesma sociedade e com maior poder ofensivo, se no período do cárcere não tiver uma atenção especial,
A família tem suma importância nesta reinserção do rucuperando na sociedade, pois será rotulado e terá maior dificuldade que tinha antes de ser preso.
Recursos materiais:
Material | Quantidade |
Crachá de identificação | 60 |
Papel A4 | 100 |
Lápis | 60 |
Borracha | 60 |
Prancheta | 60 |
07.
3. QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO:
A Importância da Ressocialização do Sistema Prisional
1) O que você entende por ressocialização?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
...