TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO CONVÍVIO FAMILIAR E SEU FORTALECIMENTO NO TRABALHO EXECUTADO

Por:   •  19/4/2015  •  Monografia  •  15.000 Palavras (60 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 60

[pic 1][pic 2][pic 3]

 LÚCIA RAQUEL SADALA MARINHO[pic 4][pic 5]

        

A IMPORTÂNCIA DO CONVÍVIO FAMILIAR E SEU FORTALECIMENTO NO TRABALHO EXECUTADO NO CRAS MUTIRÃO .

 

Trabalho de Graduação apresentado à disciplina de TG – do Curso de Serviço Social – do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, como exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

Nome do Professor-Tutor Orientador: Ivanete Castro dos Santos Silva

MANAUS

2014

A IMPORTÂNCIA DO CONVÍVIO FAMILIAR E O SEU FORTALECIMENTO NO TRABALHO EXECUTADO NO CRAS MUTIRÃO[pic 6][pic 7]

POR

 Lúcia Raquel Sadala Marinho[pic 8]

Trabalho de Conclusão de Curso aprovado do grau de Bacharel em Serviço Social, sendo-lhe atribuída à nota “_________” (______________________) pela banca examinadora formada por:

__________________________________________________

Presidente: Ivanete Castro dos Santos Silva – Orientador

____________________________________________________

Raquel Souza Albuquerque Marques – Profissional da área

____________________________________________________

Gracineide Feitosa Ribeiro – Profissional da área

Manaus, 2014

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

                                                                                           

                                                                                             DEDICATÓRIA

       Ao Deus todo poderoso pelos livramentos e bênçãos concedidas.  À minha mãe Eliete Sadala Marinho, pelo apoio incondicional em todos os momentos, pelo amor, carinho compreensão e educação que me propiciou ao chegar até aqui.

                                     

AGRADECIMENTOS[pic 14]

Agradeço primeiramente a Deus, presença constante em minha vida. Pela dádiva de vida e por ter me mantido nos momentos mais difíceis em minha vida.

Aos meus pais Eliete Sadala Marinho e Pedro Marinho Neto, pelo amor e dedicação em todos os momentos.

Aos meus irmão Luíz Carlos Sadala Marinho, pela colaboração da construção desse trabalho.

Aos meus sobrinhos Ketlen Cristina, Luís Estevão e Asafe Sadala, pessoas especiais em minha vida, que me proporcionam inspiração.

A minha amiga Maria da Conceição, que me incentivou a iniciar o curso e que sempre esteve presente em todos os momentos desta caminhada, me incentivando nos momentos mais difíceis.

A minha colega de turma Ilva Marina, Iracema e Vilma Chapiama  por construírem comigo essa caminhada.

A professora Ivanete Castro dos Santos Silva que dedicou seu tempo, repassando-me sua sabedoria para que minha formação fosse um aprendizado de vida.

A supervisora de Campo do Estágio I,  a Assistente Social Rosiane Chagas que contribuiu bastante para meu conhecimento em Campo.

 A supervisora de Campo de Estágio II, a Assistente Social Alessandra Dias Neves, agradeço imensamente pela paciência de dedicar seu tempo e compartilhar sua experiência para que minha formação fosse também um aprendizado de vida. O seu olhar crítico e construtivo ajudou-me a superar os desafios deste Trabalho de Graduação, serei eternamente grata.

[pic 15]

[pic 16]

[pic 17]

[pic 18]

EPÍGRAFE

“Eu, porém, rendei graças ao Senhor, segunda a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do Senhor Altíssimos”. [pic 19]

                                                                                         Salmo: 7.17

RESUMO[pic 20][pic 21]

O presente trabalho científico ira abordar sobre a importância do convívio familiar e seu fortalecimento no trabalho executado no CRAS Mutirão. Nesse contexto trará em seu conteúdo um breve relato histórico no que tange a assistência social bem como um histórico da família. Dessa forma e de suma importância que entendamos que durante muito tempo a Assistência Social era vista como Assistencialista caracterizada pela “benesse”. A Constituição Federal de 1988 trouxe inúmeras transformações no campo social, ganhou status Constitucional de Política da Seguridade Social, não contributiva. Na década de 1990, houve avanços nos processos da reforma da Política Assistencial no Brasil, em 1993 surge a Lei Orgânica da Assistência Social-LOAS, Lei n8.742 de 07/12/93, e conseqüentemente para materializar o descrito na LOAS surgem a Política Nacional de Assistência Social –PNAS e o Sistema Único de Assistência Social -SUAS (2003), que reorganiza ações e serviços, promovendo o Bem- estar e a proteção social as famílias. A partir daí surgiu o Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS, local que possibilita o primeiro acesso das famílias aos direitos sócio-assistenciais, justifica-se em razão do que foi vivenciado no campo de estágio mediante este contexto, através de minha inserção no CRAS Mutirão, através da observação e execução das atividades, foi crucial para a escolha do Tema, que tem por objetivo demonstrar de que maneiras as atividades desempenhadas no CRAS Mutirão, contribuem para o fortalecimento de vínculos na família, de que forma o Assistente Social atua, seus desafios dentre a Assistência, atuando como mediador  na medida que orienta e fortalece os vínculos familiares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (94.6 Kb)   pdf (801.3 Kb)   docx (411.4 Kb)  
Continuar por mais 59 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com