A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRA
Casos: A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: attj • 7/5/2014 • 3.589 Palavras (15 Páginas) • 404 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ADRIANA GONÇALVES COSTA ESCARDOA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Linhares
2014
ADRIANA GONÇALVES COSTA ESCARDOA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Trabalho Apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a Atividade Interdisciplinar Idividual.
Prof. Equipe 4º Semestre
Linhares
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .................................................................................................
2 DESENVOLVIMENTO......................................................................................
3 CONCLUSÃO...................................................................................................
REFERÊNCIAS...................................................................................................
1 INTRODUÇÃO
A atividade realizada traz uma produção textual com estudo da importância do orçamento na gestão financeira para um bom planejamento das atividades empresariais.
Traz consigo conhecimentos sobre os orçamentos empresarias, suas atribuições para o dia a dia das empresas, e os tipos de orçamentos existentes.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO E SUA IMPORTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO
O conceito de orçamento diz respeito, de um modo geral, à área das finanças e da economia. O orçamento é o plano financeiro para implementar a estratégia da empresa para determinado exercício.
É mais do que uma simples estimativa, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas.
Contém as prioridades e a direção da entidade para um período.
Proporciona condições de avaliação de desempenho da entidade, suas áreas
Internas e seus gestores.
Realiza-se no curto prazo, normalmente um ano. O orçamento nada mais é que uma simulação de algo provável dentro de um objetivo maior da empresa, na maioria, projetos, planos futuros, objetivos a serem alcançados, o qual se utiliza de acontecimentos passados e da situação atual organizacional, para simular uma situação futura da empresa. Seria uma projeção de supostos acontecimentos, com a intenção de se antecipar aos mesmos, através de uma série de medidas que deverão ser tomadas, a fim de alcançar os melhores resultados possíveis.
A elaboração de um orçamento financeiro por uma empresa pode trazer um leque de vantagens para a mesma, dentre elas estão:
• O alavancamento do planejamento estratégico;
• A avaliação do desempenho da empresa;
• Motivação de administradores e funcionários;
• Promove a coordenação e a comunicação entre as unidades dentro da empresa;
• Permite monitorar sua situação financeira;
• Ajuda a criar um quadro visual de gastos;
• Faz com que evite os gastos por impulso;
• Auxilia na decisão dos gastos
• Ajuda a se proteger contra as futuras consequências de situações financeiras imprevistas.
2.2 ORÇAMENTO MESTRE E SUA DIVISÃO
Por orçamento mestre entende-se aquele que abrange todas as atividades da empresa, servindo como parâmetro para elaboração de todas as previsões da organização. Ele pode ser dividido em duas partes: orçamento operacional e orçamento financeiro.
O Orçamento Mestre é o orçamento de referência (custos alocados no tempo) que será utilizado para medir e monitorar o desempenho do custo do projeto. É desenvolvido a partir da totalização das estimativas de custo por período.
O orçamento operacional é de curto prazo, que envolve todo o plano de operações da empresa, com a descriminação das operações, despesas e custos, compõe-se dos orçamentos de vendas, orçamento de produção e orçamento de despesas operacionais que são instrumentos de apoio. O orçamento operacional é orientado pelos objetivos e metas propostas para a empresa por meio do planejamento de sua administração.
Os orçamentos financeiros são estratégicos, de longo prazo, com o orçamento de capital, que analisa as alternativas de investimentos de que dispõe a empresa para implantar ou expandir sua capacidade produtiva ou de comercialização. E o orçamento de caixa, com a demonstração do resultado do exercício projetado e o balanço patrimonial projetado. Constituem a etapa de viabilidade financeira, o orçamento financeiro torna-se
...