A Introdução ao Seso
Por: rithiellem • 12/6/2018 • Relatório de pesquisa • 379 Palavras (2 Páginas) • 140 Visualizações
Devido as grandes mudanças sociais, causada pela revolução industrial e pelo novo modo de produção capitalista, que foi inserido na sociedade, houve grandes mudanças que impactaram a classe menos favorecida, a dos trabalhadores, pois o que era produzido, não era usufruído por aqueles que produziam. Os burgueses controlavam o poder político e econômico que com isso mantinham as classes menos favorecidas submissos aos seus desmandos.
O salário não era o suficiente para suprir as necessidades e cada vez mais pessoas migravam do meio rural para os centros urbanos, culminando o macro conhecido como pauperismo. Um grande período de extrema miséria, a classe trabalhadora parou a produção.
Os ricos faziam uma falsa caridade cheia de segundas intenções, e a igreja que só tentava se manter no poder, dando uma falsa ajuda que mantinha os pobres dependentes dos ricos, que não dava oportunidade de crescimento ou aprendizado a população pobre para não perder o domínio do poder político e econômico.
O serviço social surge como profissão através de toda rebeldia e revolta dos trabalhadores, através da união do estado, a igreja e a burguesia, cada um com seu objetivo. O estado com o objetivo de voltar ao poder, a igreja com objetivo de ter os fiéis de volta e a burguesia com o objetivo de continuar a gerando lucros.
O serviço Social era visto naquela época como ajuda aos pobres, para as pessoas miseráveis, a assistente social era vista como uma moça boazinha paga pelo governo para ajudar os mais necessitados.
O serviço social trabalha com as múltiplas expressões da Questão Social, que surgiu através do modo de produção capitalista que é a contradição entre o capital e o trabalho, que se apresenta na vida dos indivíduos com a falta de moradia, falta de transporte. A Questão Social é o objeto de trabalho da Assistente Social.
A partir da aliança entre o estado, da igreja e da burguesia, começou a racionalização como um marco na organização da Assistência Social, o objetivo era racionalizar e normatizar a prática da assistência, foi criado uma nova estratégia, que deveria cumprir três funções: econômicas, ideológicas e de controle. A Assistência Social ganhou um novo objetivo, primeiro racionalizar e normatizar a prática da assistência, segundo organizar em base científica e terceiro intervir com mais efetividade na Questão Social.
...