A Organização Social
Por: kelisousa • 22/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.200 Palavras (5 Páginas) • 173 Visualizações
[pic 1]
MARISA CRISTINA GOMES - RA: 6918227731
KELI DE SOUSA - RA: 1299471612
SOLANGE GOMES ZAINA - RA: 6947468748
SANGIA LEME DO PRADO PEREIRA - RA: 6814009410
VÂNIA MARTINS MOURA - RA: 7984726434
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E POLÍTICA SOCIAL
SÃO BERNARDO DO CAMPO-SÃO PAULO.
2014
Sumário
Introdução 2
O que é a Política? 2
O que faz o Educador Social e sua atuação na Política? 2
Na visão do Assistente Social o que é a Política? 3
Relatório do filme Ghandi.................................................................................................................. 3
Direitos sociais previstos na Constituição Federal de 1988 4
Conclusão 5
Bibliografia 5
INTRODUÇÃO
O presente trabalho consiste enfatizar através das políticas existentes no país, a atuação dos Assistentes Sociais sobre a formulação de garantir direitos e benefícios a população através de planejamento, organização e administração às políticas públicas e sociais.
Estabelecer os princípios que se mostrem indispensáveis à realização de um governo e também enfatizar o atendimento às necessidades básicas da população, e junto com o Estado buscar garantias e ações de saúde, educação, segurança, etc.
O profissional de Assistência Social, junto às políticas sociais e públicas, poderá contribuir com compromissos éticos relativos às demandas do nosso país.
O QUE É A POLÍTICA?
1 – É a arte e ciência de governar, uso de poder para defender seus direitos de cidadania e liberdade de expressar e ter uma opinião.
2 – Grego antigo (politéia), indicava todos os procedimentos relativos a cidade-estado. Poderia significar cidade-estado ou cidadania, comunidade, coletividade e outras definições à vida urbana.
3 – Arte ou ciência da organização, direção e administração de Nações e Estados; assuntos internos da Nação (política interna), assuntos externos (política externa).
4 – Ciência de governar um povo, essa governabilidade é exercida pelo poder público com representantes conduzidos ao poder direto ou diretamente pelo povo.
5 – Orientação ou métodos políticos: Política de Campanário (que só vê os interesses locais).
6 – Cerimônia, cortesia e urbanidade: Política econômica; teoria e prática da direção econômica de um país. Política de boa vizinhança; caracterizada pelo princípio de amizade, cooperação e não interferência nos negócios internos de outro país. Política Social; conjunto dos princípios e medidas postos em práticas por instituições governamentais e outras, para solução de certos problemas sociais.
O QUE FAZ UM EDUCADOR SOCIAL E SUA ATUAÇÃO NA POLÍTICA?
O Educador Social é bem pouco conhecido, mas ele proporciona a um grupo a visão de transformação da vida para tentar reduzir desigualdades, criando verdadeiros sentimentos da cidadania participativa e transformações significativas na sociedade.
Através das políticas sociais, tem um papel fundamental para a sociedade, ele age em diversas áreas da população, por ter experiência de intervenção e educação.
NA VISÃO DO ASSISTENTE SOCIAL O QUE É A POLÍTICA?
Para o Assistente Social as políticas públicas e sociais andam juntas em sua visão, para que tenha um desempenho melhor na área social do País e visa uma melhoria à população com certas atuações do poder político.
Para esses profissionais a política do Estado refere-se à forma de regulamentação e intervenção.
A conscientização de demandas da população se dá através dos movimentos sociais na visibilidade de diversas situações que ocorre publicamente.
O Assistente Social se tornou uma política de responsabilidade do Estado, direito e uma política no combate à pobreza e constituição de cidadania das classes subalternas, ela é considerada uma política de seguridade social.
RELATÓRIO DO FILME GHANDI
Através dos preconceitos, corrupção, onde os políticos visam à soberania impondo leis, o filme relata realidades das sociedades que vivem com problemas de desigualdade social.
Há conflitos abordados no filme, em que a classe trabalhadora e dominante é visada de puro interesse pelo patrão, e vivem sobre exploração do trabalho, com péssimas condições para ele próprio e sua família.
Os trabalhadores lutam pelos seus direitos e leis, para que possam ser reconhecidos como pessoas dignas de direitos e deveres.
Há vários níveis de preconceitos vivenciados no Brasil em todas as questões sociais e desigualdades que afetam algumas esferas como: salários baixos, faltas de condições dignas para o trabalhador, e ainda por cima o preconceito.
É neste momento que é trabalhado com a população que vive de programas de políticas públicas, o Assistente Social juntamente com outros profissionais e até mesmo a sociedade, conscientiza sobre o conhecimento das questões sociais, direitos e deveres, por que todos são cidadãos.
...