A QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE
Por: MargarethIESB • 10/3/2016 • Projeto de pesquisa • 2.000 Palavras (8 Páginas) • 674 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO IESB
CAMPUS LILIANE BARBOSA
CURSO DE BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL
MARGARETE GONÇALVES DA SILVA
QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE
Brasília, Distrito Federal.
2015
MARGARETE GONÇALVES DA SILVA
QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE
Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Pesquisa em Serviço Social II do Curso de Bacharel em Serviço Social do Centro Universitário IESB
Orientadora: Prof. Juliana Medeiros Paiva
Brasília, Distrito Federal
2015
SUMÁRIO
1 TEMA
2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
3 HIPOTÉSES
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
5 JUSTIFICATIVA
6 REFERÊNCIAL TEÓRICO
7 METODOLOGIA
7.1 TIPO DA PESQUISA
7.2 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS
7.3 UNIVERSO (PÚBLICO-ALVO)
7.4 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS
7.5 CUIDADOS ÉTICOS
8 CRONOGRAMA
9 REFERÊNCIAS
- TEMA
Qualidade de Vida na Terceira Idade.
- FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Como fortalecer os vínculos sociais e familiares dos idosos?
- HIPOTÉSES
Apresente as possíveis respostas a sua pergunta de pesquisa.
Exemplo:
- As mulheres vítimas de violência são em geral, pobres e negras;
- As mulheres vítimas de violência em geral sofreram violência doméstica desde a infância.
- OBJETIVOS
- OBJETIVO GERAL
Desenvolver ações para promoção da qualidade de vida das pessoas idosas que se encontram em situação de isolamento social e familiar o Conjunto Habitacional Paranoá Parque, localizado na cidade-satélite Paranoá-DF.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentam os detalhes e/ou desdobramento do objetivo geral. Sempre serão mais de um objetivo, todos iniciando com verbo no infinitivo que apresente tarefas parciais de pesquisa em prol da execução do objetivo geral.
Exemplo:
- Revisar a bibliografia sobre violência da mulher;
- Elaborar o questionário de coleta de dados
- Coletar os dados sobre a violência contra mulher na Ceilândia.
- JUSTIFICATICA
O presente projeto de pesquisa tem como objetivo qualidade de vida na terceira idade. O interesse por este tema surgiu ao interagir com a população de idosos do Conjunto Habitacional Paranoá Parque
No Brasil a expectativa de vida na terceira idade vem crescendo, é importante saber os fatores que contribuem para melhor qualidade de vida, para essa população.
O envelhecimento da população é fenômeno nacional, mas no DF está acontecendo de uma em ritmo acelerado de acordo com o Censo do IBGE 2010, o número de idoso no Distrito Federal vem crescendo mais rápido que em outras unidades da Federação, em 2030 essa população vai dobrar. O DF conta com 2,5 milhões de habitantes, sendo 7,7% de pessoas com mais de 60 anos.
No Paranoá segundo os dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios - PDAD, a população estimada é de 48.020 habitantes, e a população acima de 60 anos somam 12,03%, que é entorno de 5.778 de idosos.
O estatuto do idoso, a lei Federal nº 10.741/2003, trata dos direitos fundamentais inerentes, as pessoas com mais de sessenta anos. A lei foi publicada com o intuito de garantir que esses direitos sejam respeitados, e que os idosos tenham condições dignas de existência, e reafirma direitos fundamentais na Constituição Federal de 1998.
Embora o Estatuto do Idoso garanta esses diretos, infelizmente, muitos desses direitos estão sendo ignorados no Conjunto Habitacional Paranoá Parque, como o direito a educação, cultura, esporte lazer, diversões e outros.
Na maioria das vezes essa situação acontece nas regiões mais remotas e com a população de baixa renda, baixa escolaridade e ainda sem recursos de atenção ao envelhecimento, com alto índice de violência, que o caso desta comunidade. Com isso cada vez mais os idosos se isolam nos seus apartamentos cercados de grades e a solidão é a sua única companhia diária.
...