A Questão Social
Por: Bruna Maria • 3/10/2016 • Resenha • 362 Palavras (2 Páginas) • 382 Visualizações
Universidade Federal Da Integração Latino - Americana
Bruna Maria Vicente Santos
A Questão Social
Octavio Ianni
Foz Do Iguaçu
2016
[pic 1]
O texto A Questão Social foi inscrito em 1991 para o volume 5 da revista São Paulo em perpectiva por Octavio Ianni que formou-se em ciências sociais na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, em 1954. Foi um pensador devotado à compreensão das diferenças sociais, das injustiças a elas associadas e dos meios de superá-las.
Ianni participou da chamada escola de sociologia paulista, que traçou um panorama novo sobre o preconceito racial no Brasil. Ao lado de Florestan Fernandes e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, é considerado um dos principais sociólogos do país. Nos últimos anos, dedicou seus estudos à globalização.
A foto apresentada nesse trabalho foi tirada em um sabado a tarde no interior de Ciudad de Leste e mostra varias familias em situação de rua que por falta de condições de vida favoraveis foram obrigados a viver assim. As pessoas que estão vivendo nessas condições não tiveram acessso a educação e por causa disso não puderam participar do grupo de trabalhadores assalariados sendo por isso rejeitados pela sociedade e estado tendo que se limitar a mendigar nas ruas, praticar atos contra lei ou como é muito visto nas avenidas das cidades a ficar o dia todo sob o sol quente vendendo doces e balas.
Como na ultima parte do texto fala que sobre a ocorrencia do fenomeno colocado no texto como a modernização pelo alto que representa o desenvolvimento da economia para uma que é exportadora e desenvolvida a custa da continua e inimterrupta exploração do proletariado cada vez mais miseravel e indefeso nas mãos dos burgueses que os ameacam com o desemprego conseguindo obter mais lucro as custas da piora da condições de vida dos trabalhadores.
Ianni em seu texto fala que a questão social precisa ser vista com uma visão bem ampla de todo contexto em que ocorre, para que assim ocorra o melhor entendimento desse fenômeno no cotidiano das pessoas e para que seja possível o desenvolvimento do estudo dessas desigualdades sociais tendo como rumo não só a melhora desses problemas mas sim o fim total da questão no futuro.
...