O CRAS - Centro de Referência da Assistência Social
Por: valdilenegc16 • 2/7/2019 • Trabalho acadêmico • 2.384 Palavras (10 Páginas) • 285 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9
4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................10
- INTRODUÇÃO
Este trabalho refere-se ao estágio supervisionado em serviço social I, na instituição centro de referência de assistência social – CRAS , no momento de observação e conhecimento da realidade sócio-institucional. O CRAS - Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias. A elaboração da caracterização sócio-institucional tem por objetivo observar o trabalho de apoio oferecido as famílias carentes e em situações de vulnerabilidade, no planejamento e execução das políticas sociais voltadas para o desenvolvimento da comunidade de acordo com resultados de estudos sócio econômicos realizados no município. Através de pesquisas e relatos, foi possível descrever um pouco a contextualização histórica, a estrutura organizacional e compreender os objetivos institucionais destacando os atendimentos realizados pelo Programa de Atendimento Integral a Família – PAIF como prioridade dentre os demais programas e projetos da proteção social básica. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
- DESENVOLVIMENTO
- CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
O município de Vila Propício encontra-se localizado no leste goiano, região consideravelmente próxima a capital federal e a capital do estado. Sua história começou com um pequeno povoado fundado por Luiz Caiado Godoy, em 1952 com a participação de vários colaboradores. O nome do município faz referência não ao seu fundador,mas ao sogro deste Joaquim Propício de Pina, que era músico e foi intendente municipal em Pirenópolis. Considerada distrito de Pirenópolis, Vila Propício assistiu a um grande movimento político pela sua emancipação a município. Efetivada a emancipação num plebiscito feito entre os moradores da região, realizado no dia 15 de novembro de 1995 (Lei de criação Nº12.804, datada de 27/12/1995).A área do município ficou em 2.181.575 km2, com população de 5.145 habitantes (dados registrados pelo IBGE ,2010).
Em toda a extensão do município existe o povoado denominado Assunção de Goiás, distrito de Vila Propício distante 46 km da sede. Atualmente, a população da zona rural assistiu a um grande crescimento do número de habitantes, em virtude de cinco assentamentos do INCRA nas fazendas próximas. A economia é voltada para a agropecuária com uma produção considerável de grãos e bovinocultura, tanto de corte quanto leiteiro. Existe ainda uma exploração do setor mineral no município, com grande produção de calcário agrícola e brita.
Atualmente Vila Propício é administrada pelo Prefeito Waldilei Jose de Lemos e dispõe para administração da cidade uma prefeitura localizada em Vila Propício, uma subprefeitura em Assunção de Goiás e 7 secretarias; Secretaria Municipal de Administração e Finanças, Secretaria Municipal de Industria comercio e Turismo, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal da Agricultura, Secretaria Municipal de Transporte e Obras, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social.
Com uma administração participativa voltada para o campo social, buscando beneficiar todas as pessoas que necessitam de assistência.
- CARACTERIZAÇÃO SÓCIO–INSTITUCIONAL
A Secretaria Municipal de Assistência Social, teve inicio no ano de 1997, na gestão do Prefeito Teodoro Araújo Aragão Filho, esta localizada na rua 05 Q 28 LT 241, S/N – Setor Central, tem como Secretária da Promoção Social a Primeira Dama do Município Claudinéia Maria Leite Lemos. Sua equipe de trabalho tem como objetivo promover o desenvolvimento social de todos os segmentos da população, implantando uma política de valorização do ser humano, sua integração à sociedade e o exercício da cidadania.
No Distrito de Assunção de Goiás iniciou-se esse trabalho sócio assistenciais com apenas uma sala na subprefeitura e uma funcionária para atender as questões sociais do município. Dessa forma foram surgindo novas ofertas e políticas públicas e sociais para atender a comunidade, e a partir daí houve varias conquistas , tendo grande evolução com o passar dos anos. Em 2003 foi implantado o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS em Assunção de Goiás, Razão Social: Fundo Municipal de Assistência Social, CNPJ:04308461000187, ofertando serviços e ações de proteção básica a comunidade. Atende em uma sede alugada, com boa estrutura física, contendo sete repartimentos, sendo uma sala para recepção, uma sala para atendimentos individualizados com a assistente social, uma sala para atendimento com a psicóloga, uma sala usada pelo gestor da Bolsa Família, cozinha e dois banheiros, tendo também uma área externa coberta. Localizado na rua São Paulo, Centro de Assunção, telefone para contato (62) 3404-1014. Conta com uma equipe de cinco funcionários: A assistente social, Romilda Ribeiro de A. Lousada; Psicóloga, Tânia G. de Jesus; Recepcionista, Cleonice B. da Costa Dias; Auxiliar de serviços gerias, Joselina Moreira Severo.
...