A Violência Contra A Mulher, As Desigualdades Entre Homens E Mulheres E O Empoeiramento Feminismo
Por: sheldalima • 20/8/2023 • Trabalho acadêmico • 2.333 Palavras (10 Páginas) • 99 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Sistema de Ensino online Conectado
bacharelado em serviço social
shelda lima da silva
a VIOLÊncia contra a mulher, as desigualdades entre homens e mulheres e o empoderamento feminimo
ITAITUBA – PA
2021
shelda lima da silva
a VIOLÊncia contra a mulher, as desigualdades entre homens e mulheres e o empoderamento feminimo
Relatório apresentado à universidade norte do Paraná – Unopar, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Metodologia Científica, Responsabilidade Social e Ambiental, Homem, Cultura e Sociedade, Psicologia e Políticas Públicas, Ed - Gramática e Educação a Distância.
ITAITUBA- PA
2021
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.............................................................................................. 4
2. DESENVOLVIMENTO.................................................................................. 5
2.1 O COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER............................... 5
2.2 DESIGUALDADES ENTRE HOMENS E MULHERES............................... 6
2.3 ASSISTÊNCIA SOCIAL E O EMPODERAMENTO FEMININO................. 7
2.4 TEXTO DISSERTATIVO – ARGUMENTATIVO SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, DESIGUALDADES ENTRE HOMENS E MULHERES E O EMPODERAMENTO FEMININO.............................................................. 8
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................... 9
4. REFERÊNCIAS........................................................................................... 10
- INTRODUÇÃO
O presente material abordará temas em relação a violência contra mulher, com destaque para a instituição Avon, líder de vendas em cosméticos e produtos para o lar. A empresa Avon vem colaborando no combate a violência por meio de vendas de produtos com renda revestida para as mulheres que sofre principalmente de violência doméstica. Além disso, essa instituição conta com a ajuda de outras empresas para maior atendimento psicológico, jurídico e social.
Em seguida, trataremos das desigualdades entre homens e mulheres, onde a figura do homem detém o poder e a mulher é o ser limitado e inferior ao homem, devendo ficar em casa cuidando dos filhos e “fazendo comida”. Vale destacar que boa parte dessas mulheres é negra e pobre, onde se submetem a essa vida medíocre por não ter para onde ir e ameaçada muitas vezes, por seus companheiros, a ficar sem seus filhos.
Por fim, falaremos sobre o empoderamento feminino que surge como forma de a mulher voltar a ter uma vida digna, com controle, independência, de modo a manifestar suas capacidades e competências para superação das situações vivenciadas.
- DESENVOLVIMENTO
- O COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Primeiramente, a empresa deve se tornar um ambiente acolhedor/confiável, onde a vitima possa se sentir a vontade para relatar sua situação de violência, seja ela dentro ou fora da empresa.
Em seguida, pode ser feita uma busca por empresas que já façam esse combate à violência contra a mulher, analisando as políticas e ações adotadas, assim como os resultados obtidos ,a fim de ser comprovada sua eficácia.
Temos como ótimo exemplo de combate a violência contra a mulher, em especial a violência doméstica, a empresa de cosméticos Avon. Essa organização, através do Instituto Avon, cuida dos investimentos sociais da empresa e há 17 anos dá suporte na elaboração de ações de forma a vencer os desafios enfrentados pelas mulheres todos os dias. A empresa Avon apresentou o programa “Você Não Está Sozinha” e com a colaboração de mais de 20 instituições, vem proporcionando as mulheres, assistência social, psicológica e também jurídica. Vale ressaltar que a empresa fez doações de 1.500 cestas básicas, além de doar parte do lucro da venda de garrafas instituto e colares – apito para o programa “Você Não Está Sozinha”. Além disso, a Avon ainda proporcionou abrigo em 295 hotéis da Rede Accor, fazendo com que mais de 7.000 mulheres fossem atendidas.
A empresa pode procurar conhecer a realidade da comunidade na qual se encontra inserida, para que sejam elaborados projetos e/ou programas que visem beneficiar a população,como por exemplo, a construção de abrigos para mulheres vítimas de violência doméstica ,que por muitas vezes não conseguem sair de casa por falta de dinheiro ou por não disporem de um lugar para ficar;assim como a promoção e palestras dentro do ambiente da empresa e fora dele,reforçando a importância de se denunciar a violência(seja ela física,psicológica,moral,entre outras).Também podem ser disponibilizados psicólogos e assistentes sociais para acompanhar os funcionários e lhes dar apoio e direcionamento,em especial as mulheres.
2.2 DESIGUALDADES ENTRE HOMENS E MULHERES
As desigualdades entre homens e mulheres estão presentes há muito tempo na nossa sociedade, manifestando-se de diferentes formas e em seus vários âmbitos (acadêmico, trabalhista, político, familiar, entre outros). Essas desigualdades prevalecem até hoje, pois a sociedade ainda é estruturalmente patriarcal e machista, onde a mulher é inferiorizada, tendo assim suas oportunidades e sua liberdade de escolha reduzida. Nesse contexto, temos que, no âmbito trabalhista, mesmo com um nível de escolaridade maior, muitas mulheres acabam sendo prejudicadas com salários menores que os dos homens, apesar de cumprirem uma carga horária maior e desempenharem as mesmas funções. Além disso, ocupam cargos inferiores e realizam trabalho não remunerado como, por exemplo, o trabalho doméstico.
...