A decisão de Benedict ou o teste de Benedict
Relatório de pesquisa: A decisão de Benedict ou o teste de Benedict. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: helysene • 10/11/2014 • Relatório de pesquisa • 343 Palavras (2 Páginas) • 1.121 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A solução de Benedict ou teste de Benedict é uma substancia química de cor azulada, desenvolvida pelo químico americano Stanley Rossiter Benedict, geralmente é usado para detectar a presença de açucares e açucares redutores, nos quais se incluem glicose, galactose, lactose, maltose e manose. O reagente de Benedict consiste basicamente, de uma solução de sulfato cúprico em meio alcalino (com muitos íons OH-) e pode ser preparado através do carbonato de sódio, citrato de sódio e sulfato cúprico.
Os monossacarídeos mais importantes são os formados por cinco ou seis átomos de carbono (pentoses e hexoses, respectivamente). Por serem moléculas muito ricas em grupamentos hidroxila (-OH), os monossacarídeos podem ser facilmente desidratados por ação de ácidos fortes concentrados, como o ácido sulfúrico (H2SO4). O ácido rompe facilmente as ligações glicosídicas presentes em moléculas de polissacarídeos, quebrando-os e fornecendo seus monossacarídeos. Esses, por sua vez, são desidratados e podemos ter como produto: o furfural, quando o monossacarídeo desidratado for uma pentose, e o hidroximetilfurfural (HMF), quando for uma hexose. Tanto o furfural quanto o HMF são substâncias incolores, impedindo que a reação seja visualizada. Para resolver esse problema, adiciona-se um composto fenólico ao meio (alfa-naftol, conhecido como reativo de Molisch). O fenol reage como os produtos incolores, e provoca o aparecimento de um anel de coloração violeta.
O reagente de Benedict, (também chamado de gayder) vendido em farmácias de manipulação, é usado geralmente no lugar da solução de Fehling para detectar excesso de açúcar na urina e diagnosticar uma possível diabetes. Aponta açúcares redutores, nos quais se incluem glicose, galactose, lactose, maltose e manose. Consiste basicamente de uma solução de sulfato cúprico em meio alcalino, e pode ser preparado através do carbonato de sódio, citrato de sódio e sulfato cúprico.
A coloração inicial do reagente de Benedict é azul. Em presença de um agente redutor, após o aquecimento tem-se o aparecimento de coloração castanha opaca e/ou precipitado da mesma coloração. Esse fenômeno é justificado pela seguinte reação:
Cu2+(aq) +4OH–(aq) + RCHO(aq) RCOOH(aq) + Cu2O(s) + 2H2O(l).
...