A relação entre o empregado do artigo e o empregador
Tese: A relação entre o empregado do artigo e o empregador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elsbar • 6/3/2014 • Tese • 472 Palavras (2 Páginas) • 282 Visualizações
* Etapa 4
Passo 1 – Artigo Relação entre Empregado e Empregador.
Ser empregado, é estar subordinado diretamente a um empregador, a ele prestar serviço continuamente e por isso receber um salário.
O empregador, é aquele que lidera os empregados, assume os riscos de sua atividade econômica e em hipótese alguma os transfere aos seus empregados.
A relação entre empregador e empregado precisa ser harmoniosa. Ainda que saibamos que ela está diretamente ligada às formas de liderança existentes na empresa e ainda que levemos em conta a situação da empresa do ponto de vista social e financeiro, o empregador deve perceber seu empregado como um aliado seu; como aquele que está lhe prestando um serviço para que sua empresa cumpra com seus propósitos e com os compromissos assumidos.
Da mesma forma, o empregado precisa perceber que sua presença na empresa é importante e que ele faz parte da caminhada do negócio. Precisa sentir-se participante dos processos para que encare os negócios como se fossem seus e não apenas como um expectador que assiste a uma situação sem intervir nela.
Enfim, trata-se de uma relação de ajuda mútua: um deve compreender que precisa do outro e nessa condição não há quem precise mais ou menos. Necessitam-se mutuamente e trocam, a fim de cumprirem com o movimento do mundo, onde há espaços para todos, desde que a transparência, a justiça e o respeito sejam os panos de fundo da relação.
Passo 2 – Artigo Higiene e Segurança no Trabalho
Saúde do Trabalho: Organização Mundial de Saúde define a saúde como um estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença.
Até meados do século 20, as condições de trabalho nunca foram levadas em consideração ,sendo sim importante a produtividade, mesmo que implicasse
riscos de doença ou mesmo à morte dos trabalhadores.
Apenas a partir da década de 50 / 60, surgem as primeiras tentativas sérias
de integrar os trabalhadores em atividades devidamente adequadas às suas
capacidades.
Princípios gerais de prevenção:
Prevenir o acidente é mais barato do que corrigir as
consequências
A filosofia preventiva, prevista na lei sobre Higiene e
Segurança no Trabalho visa à obtenção de níveis elevados
de segurança, saúde e bem-estar dos trabalhadores em cada
local de trabalho, reduzindo ou eliminando os riscos de
acidente, o maximo possível.
Princípios da prevenção de acidentes
1º - Evitar os riscos (de acidente)
2º - Avaliar (qualificar e quantificar) os riscos que não possam ser evitados.
3º - Substituir elementos (produtos, materiais, equipamentos, etc.,) perigosos por outros não perigosos.
...