ADM UNOPAR
Pesquisas Acadêmicas: ADM UNOPAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deisi • 9/10/2013 • 763 Palavras (4 Páginas) • 406 Visualizações
Resumo: Cuidado, autocuidado e cuidando de si: uma compreensão paradigmática para o cuidado de enfermagem.
Cuidado e a Enfermagem de forma mais ampla pode ser entendido como, a interação que existe entre o cuidador e o outro (o ser cuidado). Neste sentido é importante destacar que ao exercer o cuidado não estar extinto a possibilidade de errar assim como é claro de acertar, mas para que se exerça o cuidado eficaz é necessário então que o cuidador cuide de si mesmo, ou seja, primeiro deve-se cuidar de si mesmo para posteriormente prestar o cuidado ao outro. É interessante ainda ressaltar que o cuidado é um processo dinâmico que se refere ao cuidado consigo mesmo diante da necessidade de cuidar de outrem.A Enfermagem e o autocuidado compreende-se como uma ação que o individuo dirige a si mesmo, com um objetivo especifico que abrange benefícios da vida, saúde e bem estar. De forma geral os requisitos universais do autocuidado são comuns para todos os indivíduos, e sendo assim refere-se aos cuidados com o ar, água, alimentação, eliminações, atividade e descanso entre outros. Os conceitos dessa teoria além de serem aplicados a enfermagem, também são uteis para explicar o conceito de paciente assim como também a relação existente entre pacientes e enfermagem. A Enfermagem e cuidado de si, comumente esse passa a ser questionado ou valorizado quando o individuo passa toma consciência do seu direito de viver assim como do seu estilo de vida, uma vez que quando este encontra-se saudável acaba não se importando tanto com o exercício de cuidar de si. É importante esclarecer que o cuidado de si não é especifico do enfermeiro, pois todo profissional da saúde deve cuidar de si para ter condições de cuidar do outro, mas deve ser destacado também que é o enfermeiro que acaba tendo mais contato com o usuário. Para cuidar bem de si, é importante que seja respeitado o descanso, exercício e o lazer. Talvez pareça contraditório mas embora os enfermeiros sejam formados para a arte do cuidar, estes possuem grande dificuldade de cuidar de sim mesmo. Diante do exposto, é interessante ressaltar que o cuidado é uma característica do ser humano, porém é também a essência da enfermagem. O cuidado de enfermagem segue duas linhas, o autocuidado (vinculado ao processo saúde doença) e o cuidado de si (vinculado com a comunicação com a pessoa do processo saúde doença).
Palavras-Chave: Cuidado; Enfermagem, Autocuidado; Cuidado de si.
Surise Model. Modelo do Sol Nascente. Teoria de Modeline Leininger.
Segundo Leiniger, existe diversidade no cuidado humano, e essa situação é decorrente do processo natural de diferentes crenças, culturas e valores que variam de acordo com cada sociedade, o que merece respeito. Sendo assim é necessário entender o cuidado de enfermagem com uma analise transcultural, não decorrente apenas das diferenças de culturas ou subculturas, mas de tornar a pratica do cuidado de enfermagem culturalmente embasada, conceituada, planejada e consequentemente melhor operacionalizada. Isso surge devido à veracidade de que os usuários influenciam o processo de cuidar de acordo com suas crenças e culturas, neste contexto o diagrama do sol nascente propõe um cuidado de enfermagem que envolve a participação direta dos usuários.
...