ANÁLISE DE PUBLICIDADE
Seminário: ANÁLISE DE PUBLICIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 8/5/2014 • Seminário • 575 Palavras (3 Páginas) • 226 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
DISCIPLINA: Comunicação
Professor Felipe
Aluna: Gabriela Antunes Souza Lopes
ANÁLISE DE PUBLICIDADE
1) Chocolates Garoto – Comercial Portas do Corredor
2) Os sentidos do público que envolve são a visão e audição.
3) Aparecem atores juvenis que futuramente ficaram famosos, no entanto no lançamento da propaganda, não eram conhecidos nem possuíam história anterior.
4) A publicidade tenta conquistar o telespectador, convencendo-o de que a Caixa de Bombons da Garoto é um bom presente a ser dado, e que mesmo com o erro das portas e de quem recebeu o presente, qualquer pessoa gostaria de ganhar Chocolates Garoto. Ainda deixa a entender, que com o presente pode-se conquistar o amor do presenteado. Ela começa com um pequeno recado juntamente com os bombons e deixado às escondidas na porta da vizinha.
5) Os elementos da propaganda são simples. Em ordem conforme destaque, seria o bilhete com a caixa de bombom em segundo plano. A vizinha chutando a caixa, porém ainda assim, a caixa de bombom é o elemento, responsável pelas conseqüências que se sucederam. Novamente o bilhete com o bombom de fundo tem destaque, volta a aparecer com a vizinha o comendo (contribuindo para sedução). E finalmente a caixa de bombons aparece em destaque em primeiro plano no fim da propaganda, sendo apresentado efetivamente ao publico.
6) As cores predominantes são o vermelho do bilhete e das letras da caixa de bombom, o fundo do bilhete em tom de amarelo mais claro que coincide com o amarelo forte da caixa. E o ambiente onde a propaganda passa é um corredor branco, dando maior destaque ao produto.
7) As lacunas que precisamos preencher são basicamente duas. Primeira, é que o chocolate Garoto incentiva e dá coragem para pessoa que a dá de presente, a dar o primeiro passo numa tentativa de namoro, já que não precisa estar frente a frente. A segunda é que como o chocolate é um presente que todos gostariam de ganhar, não tem como o presenteado não ser conquistado.
8) Transmite um ambiente de conquista e timidez, de contra partida num segundo momento, passa a ser mais descontraído e engraçado. Por fim é uma miscelânea de paquera, romance e riso, já que usa como elemento o engano das portas e dos vizinhos.
9) A estratégia de convencimento é, que por mais que o seu objetivo (que no caso seria conquistar a vizinha) pareça ser impossível, há essa possibilidade se escolhido um presente certo. Mesmo com os desencontros e o presente sendo entregue à pessoa errada, ainda assim fez efeito. Já que o “garoto” que era tímido tomou coragem de “falar” com a vizinha e a menina que recebeu o presente por engano também tomou coragem para “falar” com o vizinho de porta. A propaganda nos deixa sem resposta, quando nos perguntamos se o presente serviu para conquistar quem se queria, porém deixa claro que serviu de primeiro passo para a paquera começar. A estratégia usada convence divertindo, a proposta é nos dada de forma leve e divertida.
10) O publico alvo seriam os apaixonados, sem idade como publico alvo. Já que um garoto mais velho está apaixonado por uma mulher mais velha, e a menina da porta ao lado por um homem também mais velho. A publicidade engloba todas as idades, pois o produto “chocolate” é para todas as idades. O tema da propaganda no caso seria a conquista, porém, é oferecido ao fim da propaganda “a nova caixa de bombons da Garoto” com “novos bombons” para todos àqueles que gostarem de chocolate.
11) A propaganda tem um minuto.
...