ANÁLISE TEÓRICA: DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - (D.R. E).
Ensaios: ANÁLISE TEÓRICA: DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - (D.R. E).. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lyly23 • 3/11/2013 • 1.796 Palavras (8 Páginas) • 476 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Sabemos que a técnica da contabilidade teve inicio em tempos muitos remotos. Sendo assim foi desenvolvida e moldada por civilizações primaria como os fenícios que a partir de suas necessidades, foram desenvolvendo suas técnicas contábeis voltadas para o comércio como, por exemplo, a especulação da quantidade de seus estoques oriundos de suas inúmeras e fartas colheitas, com o passar do tempo vieram os Egípcio e assim sucessivamente até chegar à data presente.
Ao longo dos anos com a difusão da prática da contabilidade no mundo inteiro, houve a necessidade de está cada dia mais aprimorando suas técnicas para que o indivíduo (empresa) tivesse mais facilidade para reconhecer como está o processo da sua entidade, ou seja, neste caso, se há lucros ou prejuízo.
Para essas finalidade foi criadas Demonstrações Contábeis, conhecida também por Demonstrações Financeiras, através da Lei 6.404/76, a qual recentemente obteve uma alteração para Lei 11.638/2007, Sendo assim um dos principais objetivos das Demonstrações é levar os administradores internos e externos analisar para que partir daí possam tomar decisões precisas, em relação a uma determinada empresa. IBRACON (NPC 27).
Essas Demonstrações consistem: em Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado Abrangente (DRA); Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) e de Lucros ou Prejuízos acumulados; Demonstrações das Origens e Aplicações de Recursos ( DOAR); Demonstrações de Fluxo de Caixa (DFC); Demonstração do Valor Adicionado (DVA); Demonstrações Comparativas e por fim a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) a qual será abordada durante essa pesquisa.
A Demonstração do Resultado do Exercício é uma das demonstrações obrigatória para a entidade, pode ser ela de médio ou grande porte, e que segundo a sua legislação exige a apresentação do montante do lucro por ação, portanto o intuito principal é analisar quais os efeito que surte da Demonstração do Resultado do Exercício (D.R.E) para o administrador , ou seja, a sua finalidade para gestão empresarial?
A relevância dessa pesquisa está em identificar as teorias de análise dessa
Demonstração; Contribuir com a melhor qualificação de recursos humanos na área de Ciências Contábeis; Utilizar métodos simplificados para complementar o conhecimento acadêmico, em relação a analise da D. R. E.
Esta pesquisa define-se inicialmente pela introdução, posteriormente apresenta os autores com seus conceitos relacionados a temática abordada seguida de uma breve explicação empírica relacionada a cada autor; por fim, apresenta as considerações finais e Anexos referente ao modelo da estrutura de uma (DRE).
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo Braga (1999, p. 25) “A interpretação das demonstrações contábeis é de interesse não só para análise do fim do exercício, mas para a atividade administrativa normal”, em especial a Demonstração do Resultado do Exercício (D.R. E) a qual será abordada durante esse projeto que é obrigatória para as empresas e sendo esta muito importante também.
Marion (2003, p. 127) “a DRE é extremamente relevante para avaliar desempenho da empresa e a eficiência dos gestores em obter resultado positivo. O lucro é o objetivo principal das empresas”. Ou seja, é a parte de grande importância da empresa, pois diz a se a entidade está em boa ou má situação. Vale lembrar que um recurso importante para a empresa é o Lucro do exercício, que sem dúvidas ajuda a situação econômica- financeira da entidade, até mesmo para a mesma tomar decisões.
Matarazzo (2003, p. 45) diz que: “a Demonstração do Resultado do Exercício é uma demonstração dos aumentos e reduções causados no Patrimônio Líquido pelas operações da empresa”. Assim como Ribeiro (2003, p. 287) “através da Demonstração do resultado do exercício, pode-se verificar o resultado que a empresa obteve (lucro ou prejuízo) no desenvolvimento de suas atividades durante um determinado período, geralmente igual a um ano.”
Ainda “A Demonstração do Resultado do Exercício apresenta exclusivamente dados relativos ao desempenho da empresa no período (normalmente um ano), pois apresenta os saldos acumulados das contas de receitas, custos e despesas (as chamadas “contas de resultado”).” IOB (2001)
Portanto, em resumo refere-se que, caso a empresa tenha tido muitas despesas, provavelmente se dará em prejuízo, caso seja o contrario se dará em lucro, portanto a (D.R. E) tem a finalidade de revelar como está a situação da entidade durante o processo de um ano inteiro até chegar ao período em que foi estabelecido para essa apuração.
A Demonstração contábil para usuários internos está referindo-se a (Administradores da entidade e funcionários) E servirá para controlar a entidade e auxiliar as tomadas de decisões com mais segurança baseadas nessas informações. Já para os usuários externo (Acionista, bancos, clientes, fornecedores, governo, outros credores e agentes regulamentadores), E interessante saber, que todas as demonstrações contábeis são obrigatórias para a empresa inclusive o (D.R. E) conforme o art.176 (Lei 6.404/76).
A Lei nº 6.404/76 Estabelece que o conteúdo da Demonstração do Resultado do Exercício, que deve ser apresentada na forma dedutiva e com detalhes precisos das receitas, despesas, ganhos e perdas e definido claramente o lucro e prejuízo liquido do exercício, e por ações, sem confundir-se com as conta de Lucros Acumulados, onde é feita a distribuição do resultado (Manual de Contabilidade Societária). Para que isso aconteça a D.R. E foi criada de modo que cada conta fosse colocada em seu devido lugar como, por exemplo, as despesas operacionais, onde dentro desta conta se encontra todas as “despesas” que a empresa teve ao logo do período a qual será deduzida do valor do Lucro bruto apurado e as demais contas farão o mesmo processo.
O Art. 187 determina como deve ser feita a estrutura da (D.R. E) a qual deve ser iniciada com o valor total da receita apurada em suas operações de vendas, que depois será deduzido o custo total corespondente a essas vendas, apurando-se a margem bruta, ou seja, o lucro bruto, assim como foi citado acima, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais serão deduzidas e assim sucessivamente com as demais conta. Portanto, a estrutura da D. R. E deve ser executada através das normas, para que todos os profissionais da área possam ter um único padrão, pois caso não fosse dessa forma
...