APICULTURA E MELIPONICULTURA
Ensaios: APICULTURA E MELIPONICULTURA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marquimschwanz • 14/1/2014 • 924 Palavras (4 Páginas) • 430 Visualizações
MARCOS ANTONIO SCHWANZ
APICULTURA E MELIPONICULTURA
Domingos Martins - ES
2012
MARCOS ANTONIO SCHWANZ
APICULTURA E MELIPONICULTURA
Relatório apresentado para integralização das Práticas do Módulo 4º do Curso Técnico em Agronegócio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Ponto do Alto”.
Nome Monitor: Osvaldo César Kiefer
Domingos Martins - ES
2012
Nome do Estagiário: Marcos Antonio Schwanz
Matrícula: 2978691
Telefone: (27) 9924 3039
Período de Estágio: 12/11 a 16/11
Ano de Conclusão: 2012
Carga horária: 40h
Local de realização do Estágio: Apicultura e meliponicultura
Nome do Supervisor do Estágio na Instituição: Marcelino de Amorim Machado
SUMÁRIO
Apresentação ......................................................................................... 04
Introdução .............................................................................................. 05
Atividades Desenvolvidas ....................................................................... 06
Dificuldades Encontradas........................................................................ 09
Conclusão .............................................................................................. 10
Anexos ..................................................................................................... 11
APRESENTAÇÃO
O Estágio Supervisionado foi realizado na propriedade do Sr. Marcelino de Amorim Machado, localizada a 1 km da vila de Tijuco Preto, Domingos Martins – ES.
O proprietário trabalha com abelhas melíponas que são as que não picam e com as Apis mellífera que são as que picam. Para as melíponas não se usa equipamento pessoal de segurança, já para a Apis mellífera são utilizadas máscaras, macacão, botas e luvas.
INTRODUÇÃO
Na propriedade do Sr. Marcelino de Assis Machado foi possível realizar várias atividades, como por exemplo, tirar colmeias de abelhas de troncos de árvores e colocá-las em caixas feitas sob medida para cada tipo de abelha, para as apis (abelhas que picam) é feito um tipo de quadro onde as abelhas fazem seus favos e armazenam o pólen recolhido e o transformam em mel, assim facilita a retirada do mel das colmeias.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
No primeiro dia de trabalho, o proprietário passou algumas informações sobre suas experiências com abelhas, relatou que tem várias colmeias em vários lugares diferentes, inclusive em aldeias indígenas, localizadas em Aracruz.
Realizou uma explicação detalhada de como a abelha procura o néctar e o transforma em mel. Marcelino diz - As abelhas são atraídas pelas flores assim como diversos agentes polinizadores através dos aromas, cores e formas florais.
Primeiramente quando as abelhas campeiras coletam o néctar das flores, elas carregam essa substancia através do papo até a colônia. Ao chegar aos favos as abelhas campeiras passam o néctar para as abelhas responsáveis pela depositação do néctar nos alvéolos (células dos favos onde as abelhas depositam o mel), essas abelhas possuem na saliva diversas enzimas que processam o néctar em mel. Nas glândulas hipofaringenas que se encontram essas enzimas. Desta forma o néctar passara por reações químicas até se transformar em mel. Depois de preenchidos os alvéolos as abelhas desidratam o excesso de umidade do mel e lacram ele com uma fina camada de cera chamada de opérculos.
No segundo dia de trabalho aprendi a construir as caixas para colocar os enxames, cada tipo de abelha necessita de uma medida diferente de caixa.
...