APRESENTAÇÃO E JUSITIFICATIVA: O objeto dessa pesquisa
Por: 2233123 • 26/6/2017 • Projeto de pesquisa • 3.005 Palavras (13 Páginas) • 252 Visualizações
APRESENTAÇÃO E JUSITIFICATIVA:
O objeto dessa pesquisa é o perfil dos idosos institucionalizados na Sociedade Beneficente de Assistência Social, Cultural e Educacional Frei Dimas – Recanto Frei Dimas, localizado no município de Teófilo Otoni-MG. A proposta traz como problema de pesquisa a seguinte questão ‘’ qual o perfil dos idosos que estão institucionalizados no Recanto Frei Dimas?’’.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a população idosa do Brasil é de 12,2 % da população e esse crescimento está acima da média mundial, estima-se que até 2050 esse número se triplicará, ou seja, em poucas décadas o Brasil será uma população envelhecida.
De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a previsão para Minas Gerais em 2050 é que tenha mais de oito milhões de idosos - o que representa mais de cinco milhões do que em 2016.
Diante dos dados é possível perceber que a população idosa cresce vertiginosamente e irá se manter em elevado crescimento nas próximas décadas, se torna de suma importância a realização dessa pesquisa pois se tornará possível conhecer o perfil desses idosos na Instituição de Longa Permanência Recanto Frei Dimas pois conhecendo o perfil desses idosos será possível desenvolver futuramente programas, projetos e até políticas públicas que atenda ao perfil dessa população.
Delimitei como local de pesquisa o município de Teófilo Otoni por morar grande parte da minha vida aqui e por perceber que o descaso e a falta de respeito com a população idosa se faz notória ,seja por meio de maus tratos físicos, psicológicos, abuso financeiro, negligência, abandono, dentre outras diversas maneiras.
O método adotado nessa pesquisa foi o método de Karl Marx chamado de materialismo histórico crítico dialético que consiste basicamente em estudar os fenômenos da realidade para além de sua aparência, compreender a essência para assim se construir um conhecimento acerca de determinada realidade. Busco com essa pesquisa conhecer o perfil dos idosos institucionalizados no Frei Dimas, busco durante essa pesquisa ser uma profissional investigativa.
Escolhi esse tema, pois faço estágio na Sociedade Beneficente de Assistência Social, Educacional e Cultural Frei Dimas – Recanto Frei Dimas, o Recanto Frei Dimas é uma Instituição Asilar em que sinto a necessidade de traçar o perfil dos idosos que ali estão para que assim o serviço social intervenha naquela realidade de maneira eficaz.
Por essa razão o processo de pesquisa é tão importante, pois é por meio dela que conhecemos a realidade dos usuários proporcionando que o profissional desenvolva ações em prol desse usuário, lutar pela efetivação do que está disposto nas Leis, Normas e Estatutos e agir sempre em prol da emancipação do sujeito. A pesquisa é necessária também por ser por meio dela que o profissional vai ter arcabouço teórico-metodológico para intervir na realidade de maneira eficaz.
OBJETIVO GERAL:
O presente projeto de pesquisa tem como objetivo conhecer o perfil dos idosos institucionalizados na Sociedade Beneficente de Assistência Social, Cultural e Educacional Frei Dimas – Recanto Frei Dimas, localizado no município de Teófilo Otoni- MG.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Levantar dados a cerca de gênero, faixa etária, raça e condições sociais e econômicas.
- Identificar há quanto tempo os idosos estão institucionalizados.
REFERENCIAL TEÓRICO
Segundo a revista pré. univesp a maior parte da população idosa está concentrada na Região Sudeste ( 45,62%) ,no estado de São Paulo tem mais de 6 milhões de pessoas com idade superior a 60 anos e em contraponto, na região Norte é onde a concentração de idosos é menor (5,72%).No que se refere à família, em 2013 (30, 6 %) dos idosos moravam com os filhos, esses com 25 anos ou mais, o número de idosos que viviam sozinhos era de (15,1%).
De acordo com o site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no quesito trabalho e estudo, muitos dos idosos davam continuidade ao trabalho, cerca de (7,5%) das pessoas que possuíam emprego em 2013 eram idosos.
De acordo com Gomes (2013) A Constituição Federal de 1988 foi o marco jurídico dos direitos do cidadão, pois promoveu os direitos civis, políticos e universais. Em 1994 houve a promulgação da Política Nacional do Idoso e em 2003 tivemos a criação do Estatuto do Idoso que são leis destinadas especificamente a assegurar os direitos dos idosos.
Ainda segundo a autora, na década de 80, nos últimos anos de ditadura militar houve a redemocratização no Brasil, ou seja, ocorreu uma ascensão da cidadania, o que marcou esse momento foi a inserção do conceito de Seguridade Social na Constituição Federal de 1988 e que responsabilizou o Poder Público, a família e a sociedade pela questão do idoso.
De acordo com a mesma, em 1993, houve a criação da LOAS(Lei Orgânica de Assistência Social) que veio para “complementar’’ a Constituição Federal de 1988 no que se refere as politicas destinadas ao idoso. A LOAS veio com o objetivo de garantir a dignidade da pessoa idosa, promovendo sua autonomia e sua participação na sociedade.
Segundo Gomes (2013) a Política Nacional do idoso foi e é uma grande vitória para os idosos, pois é a primeira política destinada exclusivamente aos mesmos, a LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social) objetiva a integração dos idosos junto à sociedade, visa a garantia dos direitos e etc.
Segundo o site do Planalto Federal, no que se refere à finalidade e aos princípios a Política Nacional dos Idosos:
Art. 1º A política nacional do idoso tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. (Lei 8.842, Art. 1º).
I - a família, a sociedade e o estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida;
II - o processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação para todos;
III - o idoso não deve sofrer discriminação de qualquer natureza;
IV - o idoso deve ser o principal agente e o destinatário das transformações a serem efetivadas através desta política;
...