APS De Medidas E Avaliações
Trabalho Universitário: APS De Medidas E Avaliações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunacambuy • 30/5/2014 • 6.945 Palavras (28 Páginas) • 412 Visualizações
SUMÁRIO
1. Conceitos Básicos...........................................................................................4
2. Tipos de Avaliações.........................................................................................4
3. Critérios de Seleção de Testes........................................................................5
4. Avaliação Morfológica......................................................................................6
5. Avaliação Postural.........................................................................................20
6. Avaliação Funcional......................................................................................21
7. Avaliação de Capacidades Físicas...............................................................22
8. Avaliação de Força........................................................................................24
9. Avaliação da Capacidade Anaeróbia.............................................................25
10. Avaliação da Capacidade Aeróbia...............................................................27
11. Referências Bibliográficas...........................................................................32
Introdução
Neste trabalho semestral, vamos falar sobre a matéria de Medidas e Avaliações, da qual aprendemos qual a melhor maneira para fazer avaliações, como morfológica, postural e funcional.
Este trabalho é um complemento, para aperfeiçoarmos um pouco mais o que já vimos.
1. Conceitos Básicos
1.1. Testes, medidas e avaliações
1.2. Medidas
É uma determinação de grandeza e se constitui no primeiro instrumento para se obter informação sobre algum dado pesquisado. É uma técnica que fornece, através de processos precisos e objetivos, dados quantitativos que exprimem, em base numéricas, as quantidades que se deseja medir. Ela proporciona dados crus.
1.3. Avaliação
Determina a importância ou o valor da informação coletada. Classifica os testados. É um processo pelo qual, utilizando as medidas, se pode subjetiva e objetivamente, exprimir e comparar critérios.
1.4. Análise
São técnicas que permitem visualizar a realidade do trabalho que se desenvolve, criando condições para que se entenda o grupo e situe-se um indivíduo dentro deste grupo. Indica se os objetivos estão ou não sendo atingidos, indica se a metodologia de trabalho está sendo satisfatória.
1.5. Teste
É um instrumento, procedimento ou técnica usado para se obter uma informação.
2. Tipos de Avaliações
2.1. Diagnóstica
Nada mais é do que uma análise dos pontos fortes e fracos do indivíduo ou da turma, em relação a uma determinada característica. Esse tipo de avaliação, comumente efetuado no início do programa, ajuda o profissional a calcular as necessidades dos indivíduos e, elaborar o seu planejamento de atividades, tendo como base essas características ou, então, a dividir a turma em grupos (homogêneos ou heterogêneos) visando facilitar o processo de assimilação da tarefa proposta.
2.2. Formativa
Esse tipo de avaliação informa sobre o progresso dos indivíduos, no decorrer do processo ensino-aprendizagem, dando informações tanto para os indivíduos quanto para os profissionais, indica ao profissional se ele está ensinando o conteúdo certo, da maneira certa, para as pessoas certas e no tempo certo. A avaliação é realizada quase que diariamente. Quando a indivíduo é obtida e avaliada, em seguida é feita uma avaliação, apontando e corrigindo os pontos fracos até ser atingido o objetivo proposto.
2.3. Somativa
É a soma de todas as avaliações realizadas no fim de cada unidade do planejamento, com o objetivo de obter um quadro geral da evolução do indivíduo.
3. Critérios de Seleção de Testes
3.1. Validade
O teste mede o que é destinado a medir. Se estabelecermos uma correlação entre o resultado de um teste válido realizado por uma pessoa e, o resultado colhido em um teste que queremos validar com a mesma pessoa, o coeficiente de correlação deve ser elevado.
3.2. Confiabilidade
Está ligada a consistência da medição. A medida repetida duas ou mais vezes dentro de um curto intervalo de tempo, sem que tenha havido, entre os testes, atividades que possam alterar a resposta, deve apresentar os mesmos resultados ou serem altamente correlacionados.
3.3. Objetividade
O teste deve produzir resultados consistentes quando usado por diversos testadores; não pode depender de uma única pessoa.
3.4. Precisão das medidas
A precisão das medidas depende, em primeiro lugar, da exatidão dos instrumentos. Quanto mais refinado ele for melhor será o resultado da medida. Erro de Medida: nos erros de medida encontram-se inserido:
a) Erro de Equipamento: quando o equipamento não é aferido previamente.
b) Erro de Medidor: quando o medidor erra ao fazer uma leitura do cronômetro,na leitura da trena,etc...
4. Avaliação Morfológica
A constituição, a composição e o tamanho corporal são fundamentais para o sucesso em quase todas as empreitadas atléticas e em grande parte são predeterminados pelos genes herdados dos pais, mas a composição corporal pode ser alterada substancialmente pelos hábitos cotidianos, como sedentarismo, dieta e tipo
...