AS NOÇÕES DE COMUNIDADE E MODELOS DE POLÍCIA
Por: Gold art • 21/3/2021 • Dissertação • 553 Palavras (3 Páginas) • 253 Visualizações
CURSO: Superior de Tecnologia em Segurança Pública – UFF
Nome: Felipe Patrick Carvalho de França Mat.: 15213150007 Polo: Campo Grande
AD1 - A Noção de Comunidade e Modelos de Polícia
Aula 01
Nesta aula foi abordado sobre a noção de comunidade e os modelos de polícia, sendo também abordado sobre o modelo de justiça e sua composição. Sobre os modelos de polícia, destaca-se o debate sobre o afastamento da polícia da comunidade, onde podemos observar que esse afastamento é fruto da mudança de política incrementada na atividade policial, gerando reclamações da sociedade que simpatizava com o antigo costume de ter proximidade com o policial no dia-a-dia, a consequência disso é que o índice de confiança da população nas instituições policiais diminuíram consideravelmente.
Na aula podemos ver sobre os principais tipos de sensibilidade jurídica Civil Law, que é o modelo usado no Brasil, que é baseada na Lei, sem permitir uma interpretação autônoma da Lei e Common Law. A primeira aula foi pra poder falar também sobre o que será visto no decorrer do curso e das outras aulas.
Aula 02
Nesta aula foi abordado sobre o Estado Moderno, desde o seu surgimento, passando por seus principais pontos e chegando aos dias de hoje. Foi visto muito conteúdo sobre a democracia no Estado Moderno, seus paradigmas, sobre as diferentes formas que é usada no mundo. O papel da democracia na sociedade e a forma com que é aplicada politicamente são fundamentais para entendermos o contexto da aula, e nos permite entender os temas seguintes, como os modelos de polícias (o Francês e o Inglês), as suas diferenças e particularidades, o impacto de suas ações na sociedade e a forma que o modelo francês é tido com base para o modelo de polícia brasileiro. A aula aborda a discussão sobre o papel da polícia na democracia, e a busca pelo modelo de polícia ideal para a democracia contemporânea. A aula cita também sobre a forma de a polícia agir, se é pela ordem ou pela liberdade, e destaca-se o ponto em que debate sobre a necessidade de a polícia se aproximar da sociedade de forma a descentralizar o seu poder e assim agir em função da necessidade e vontade do “povo” e não de quem está no poder, reforçando assim que é preciso a polícia se aproximar da democratização.
Aula 03
Nesta aula foi abordado sobre cidadania e diversidade, destaca-se o conteúdo sobre a diferença entre problema social e problema sociológico, que é fundamental para começarmos a construir um conhecimento na área da Segurança Pública. Podemos ver na aula também sobre a importância da identificação da diversidade no Brasil e como o uso desse dispositivo é necessário para a administração institucional de conflitos. O debate sobre cidadania e diversidade nos levou às fronteiras étnicas e etnicídias. No decorrer da aula nos atentamos para o quanto as divisões internas que possuímos no nosso território têm consequências na forma como enxergamos as pessoas e como concebemos a cidadania. Pudemos ver também que no Brasil que o etnocídio foi o culpado pelo desaparecimento das diversas línguas indígenas. Nesta aula pudemos ver que é preciso se afastar da abordagem dogmática do conhecimento, que é preciso buscar uma visão mais ampla e de diferentes pontos, passando a usar os instrumentos conceituais das Ciências Sociais em nossas análises.
...