ATPS OS MOVIMENTOS SOCIAIS
Por: 02121993 • 17/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.389 Palavras (14 Páginas) • 272 Visualizações
Serviço Social
Movimentos Sociais
Caíque Souza Santos R.A: 4300066279
Daniela Paula Baruta RA: 4359827825
Dórica Dantas Souza Sá RA: 8742142663
Jundiaí-2015
Caíque Souza Santos R.A: 4300066279
Daniela Paula Baruta RA: 4359827825
Dórica Dantas Souza Sá RA: 8742142663
Atividade Avaliativa apresentada ao Curso de Serviço Social Universidade Anhanguera - UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Movimentos Social.
Professora:
Jundiaí-2015
1 Introdução ..............................................................................................................................4
2 Primeira parte do livro M. Sociais e Redes de Mobilizações Civis no Brasil...............5
3 Musica. SUBSOLO. Preso à liberdade. In: Álbum Ordem de despejo. 2009..................7
4 Movimentos Sociais e Atualidade ..............................................................................9
5 Democracia...............................................................................................................11
6 Movimento Feminista................................................................................................12
7 ONG ´s e Movimentos Sociais..................................................................................13
8 Conclusão.................................................................................................................14
9 Referencias Bibliográficas.......................................................................................15
O presente trabalho apresenta as considerações sobre movimentos sociais na concepção Maria da Gloria Gohn, nos proporcionando um entendimento maior sobre o poder e a importância destes movimentos, o quanto causa impacto na sociedade e que contribuições estes trazem ao país.
Apresentamos alguns tipos de movimentos sociais, uns surgidos há décadas e outras que estão surgindo agora, mas ambos visam igualdade, uma sociedade justa, participativa e democrática.
Destacamos também o conceito de Democracia, por que como falarmos em Movimentos Sociais sem conceituarmos e entendermos o que é ser democrático? Mostraremos a relação que existe entre os Movimentos Sociais e as organizações Não Governamentais.
No Livro Movimentos Sociais e Redes de Mobilizações Civis no Brasil
Contemporâneo 2. Ed. Petrópolis: Vozes, 2010, sugerido para a elaboração deste trabalho a autora Maria da Gloria Gohn,nos dá a sua contribuição acerca do tem movimentos sociais,mostrando nos que neste século,surgiu sujeitos sócio políticos e culturais,abrindo o cenário para os movimentos sociais globais. Maria da Glória Gohn conceitua que:
“(...) movimentos sociais são ações coletivas de caráter sociopolítico, construídas por atores sociais pertencentes a diferentes classes e camadas sociais. Eles politizam suas demandas e criam um campo político de força social na sociedade civil. Suas ações estruturam-se a partir de repertórios criados sobre temas e problemas em situações de: conflitos, litígios e disputas. As ações desenvolvem um processo social e político-cultural que cria uma identidade coletiva ao movimento, a partir de interesses em comum. Esta identidade decorre da força do princípio de solidariedade e é construída a partir da base referencial de valores culturais e políticos compartilhados pelo grupo.” (GOHN, 2010).
Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e as organizações não governamentais (ONGs).
Internacionalizaram diversas lutas sociais, eclodindo novos conflitos sociais, que vão de temáticas como biodiversidade e a questão do biopoder.
Um sujeito coletivo na Europa e Estados Unidos, passou a dominar o cenário destes conflitos, enquanto na America Latina, uma das grandes novidades é a retomada das lutas indígenas no que se refere a ações coletivas de lutas e movimentos sociais.
O livro em sua primeira parte apresenta um paralelo destacando os relevantes pontos que mostra a diferença dos movimentos sociais do passado com a atualidade.
A necessidade de qualificação do tipo de ação coletiva que tem se caracterizado como Movimento Social, conceitos já clássicos mostra essas características como cita (TOURAINE, 1973): Possuem uma identidade, tem um opositor, ou se articulam ou fundamentam no projeto de vida ou sociedade.
Tal movimento observado historicamente tem contribuído para conscientizar e organizar a sociedade, apresentando conjunto de demandas vias pratica de pressão/mobilização. São reativos os movimentos, pois são movidos só pelas necessidades (Fome ou qualquer opressão).
Geralmente os Movimentos Sociais possuem um caráter educativo e de aprendizagem para seus protagonistas,atualmente eles tematizam e redefinem a esfera publica,realizando parcerias com outras entidades da sociedade civil e política.
São Distintos os Movimentos Sociais da atualidade, tanto daqueles que levaram sua emergência na cena publica, no século XIX e nas primeiras décadas do século XX.
No Brasil esses movimentos Sociais são distintos, dos movimentos que ocorreram na fase do regime político populista.
Nos anos de 1970 e 1980 lutavam para ter “Direitos a ter Direitos”, aqueles movimentos não estavam auto centrados miravam apenas em si próprios, pois como se pode falar em direitos, se contemplamos o universal.
Na síntese que fizemos nessa primeira parte do livro ficou evidente que o Movimento Social numa plularista democracia, contextualiza as oportunidades de participação política na vida social de um povo.
A industrialização pode ser citada neste como um dos fatores que fizeram os movimentos se eclodirem, a luta do Proletariado e burguesia é um fator que podemos citar, visto que os operários não aceitarem as condições do capitalismo, a partir dessa relação, começam a surgir à participação popular que são as greves e reivindicações.
...