ATPS Pesquisa Operacional - ADM 8° Semestre
Trabalho Escolar: ATPS Pesquisa Operacional - ADM 8° Semestre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wellmoura10adm • 8/10/2013 • 1.138 Palavras (5 Páginas) • 2.410 Visualizações
Sumário
Introdução 5
1 Etapa 1 - Conceitos de Decisão, Modelagem de Problemas Gerenciais 6
1.1 Empresa Fictícia – Ramo: Logística de Transporte 6
1.2 Maximização do Lucro e Modelagem do Problema de Programação Linear 7
1.3 Minimização dos Custos da Produção 9
1.4 Relatório 10
2 Etapa 2 - Programação Linear 11
2.1 Método Simplex 11
2.2 Critérios 9
2.3 Fundamentos da Excelência 11
2.4 Os Critérios da Excelência 12
Conclusão 14
Bibliografia 15
Introdução
A Pesquisa Operacional oferece soluções matemáticas para os casos em que a otimização é necessária. Trata-se da utilização do método científico para resolver os problemas de tomadas de decisão com os melhores resultados possíveis de acordo com as políticas da empresa.
Etapa 1 – Passo 1
Aula-tema: Conceitos de Decisão, Modelagem de Problemas Gerenciais.
1.1 - Empresa Fictícia – Ramo: Logística de Transporte
Empresa Fictícia e Problema de Programação:
Para as empresas de transporte se manterem competitivas no mercado precisam racionalizar e reduzir custos administrativos e operacionais. Na otimização de recursos o uso da Pesquisa Operacional oferece muitas vantagens aos gestores, pois permite simular situações/decisões antes de realmente executá-las. E, ainda, ajudam a minimizar custos, aumentar a produtividade, reduzir o tempo na distribuição e transporte, por consequência, maximizar o lucro. Partindo desta perspectiva, o objetivo deste trabalho é mostrar como a Pesquisa Operacional que possui ferramentas apropriadas para solucionar problemas logísticos reais pode auxiliar a logística através do uso do programa Solver na resolução de um problema visando à minimização do custo de transporte.
As empresas em geral têm se esforçado para se manterem competitivas no mercado, buscando reduzir custos para fabricação, alta produtividade e uma logística eficiente. Um tipo de problema real e de aplicação de programação linear é conhecido como problema de transporte. Conforme Lachtermacher (2009), essa classe de problemas recebeu tal nome porque seu modo de resolução, denominado método de transporte, foi inicialmente utilizado para determinar o menor custo de transporte entre diversas fábricas de um produto e vários centros consumidores. Por meio da potencialização e melhor utilização dos recursos envolvidos na atividade de transporte, as empresas de transporte rodoviário de cargas podem criar diferenciais frente à concorrência. Nesse sentido, a programação linear para otimização de recursos escassos e maximização de resultados tem sido empregada com certa frequência.
Etapa 1 – Passo 2
Aula-tema: Conceitos de Decisão, Modelagem de Problemas Gerenciais.
1.2 Maximização do Lucro e Modelagem do Problema de Programação Linear
O problema de transporte é aquele no qual queremos determinar, dentre as diversas maneiras de distribuição de um produto, a que resultará no menor custo de transporte entre as fábricas e os centros de distribuição. Pelo fato de tratar-se de um problema de programação linear, devemos considerar a hipótese de que o custo unitário de transporte de cada fábrica para cada destino é constante, independentemente da quantidade transportada.
Matematicamente, queremos a minimização do custo total de transporte, que é apresentada por Lachtermacher (2009) da seguinte forma:
Min Z = (1)
Onde:
* xij é a quantidade de itens transportados da fábrica i para o destino j (variáveis de decisão)
* cij é o custo unitário de transporte da fábrica i para o destino j (constantes)
* m é o número de fábricas
* n é o número de destinos (centros de consumidores)
As restrições desse tipo de problema são:
* As fábricas não podem produzir mais do que suas capacidades instaladas.
* Os centros consumidores não desejam receber volumes acima de suas demandas.
A forma de implementar as restrições varia de acordo com o total da capacidade das fábricas e o total demandado pelos centros consumidores. No caso de a oferta total ser maior do que a demanda total, nem todas as fábricas produzirão em plena capacidade, porém os centros consumidores receberão as quantidades que desejam. Matematicamente isso pode ser representado por:
* Restrição das capacidades das fábricas
(para i = 1, 2, ..., m)
* Restrição dos centros consumidores
(para j = 1, 2, ..., n)
No caso de a demanda total ser maior do que a oferta total, nem todos os centros consumidores receberão toda a quantidade que desejam, porém as fábricas produzirão tudo o que puderem, ou seja, trabalharão em plena capacidade. Matematicamente:
*
...