Acidente De Trabalho
Ensaios: Acidente De Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: talitchass • 25/11/2013 • 888 Palavras (4 Páginas) • 184 Visualizações
DE TRABALHO?
CONCEITOS: Acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporária.
FOI CRIADO: Decreto- -lei nº 7.036, de 10 de novembro de 1944.
OBJETIVOS: O plano de segurança envolve pessoal e trabalho, além dos fatores sócios psicológicos. A segurança do trabalho treina técnicos e operários, cumpre normas de segurança, simula acidentes, inspeciona equipamentos, roupagem adequada, etc.
ERGONOMIA?
CONCEITOS: É adaptação do trabalho ao trabalhador Ergon = grego para "trabalhar" Nomos = grego de "legislação" O Estudo do Trabalho aplica-se tanto dentro quanto fora do trabalho.
FOI CRIADO: 1949 foi a época que iniciou-se a concepção sobre ergonomia.
OBJETIVOS: Criar um sistema de gestão ergonômica, através de atividades, e procedimentos que minimizem ou neutralizem os riscos encontrados.
CAT?
CONCEITOS: Comunicação de Acidente de Trabalho é um formulário que deve ser preenchido para:
• que o acidente seja legalmente reconhecido pelo INSS;
• o trabalhador receber auxílio acidente, se for o caso, bem como os benefícios que gerarem este
acidente;
• os serviços de saúde tenham informações sobre os acidentes e doenças e possam direcionar ações
para a redução de acidentes de trabalho e doenças profissionais ou do trabalho;
• o conhecimento dos serviços de fiscalização que vão desencadear uma ação de investigação para
que acidentes semelhantes ou nas mesmas condições não se repitam.
FOI CRIADO:
OBJETIVOS: A comunicação de doença do trabalho ao INSS é importante não só para o tratamento, mas também para que o trabalhador possa receber benefícios acidentários previstos em lei, bem como se readaptar ao exercício de outra função. Além disto, os dados coletados pelas CATs podem ajudar a construção de eficientes programas de prevenção para os trabalhadores que ainda não têm LER/DORT.
OIT?
FOI CRIADO: 1919 Fundação da OIT. A primeira
Conferência Internacional do Trabalho adopta seis convenções, a primeira das quais limita a duração
do trabalho a 8 horas por dia e 48 horas por semana. Albert Thomas torna-se o primeiro Director da OIT.
CONCEITOS: O objetivo do seguimento descrito a seguir é estimular os esforços desenvolvidos pelos Membros da Organização com o objetivo de promover os princípios e direitos fundamentais consagrados na Constituição da OIT e a Declaração de Filadélfia, que a Declaração reitera.
CIPA?
COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Norma Regulamentadora Nº 5, que entrou em vigor em 24 de maio de 1999.
Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, com ais de 20 empregados devem constituir a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes que é composta por representantes do empregador e dos empregados.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A CIPA deverá abordar as relações entre o homem e o trabalho, objetivando a constante melhoria das condições de trabalho para prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.
NR?
Normas Regulamentadoras (NR): são as normas contidas na Consolidação das Leis Trabalhistas –CLTque regulamentam, entre outras coisas, o exercício do trabalho saudável. Iremos aqui ressaltar algumas importantes para prevenção das
doenças do trabalho
CONVENÇÃO N°. 81 OIT
INSPEÇÃO DO TRABALHO, 1947
Aprovação: Decreto legislativo no. 24, de 29/5/1956
Ratificação: 22/4/1957
Promulgação: Decreto no. 41721, de 25/6/1957
Denúncia: 5/4/1971, tornada pública pelo Decreto no. 68796, de 23/6/1971
Revigoramento da ratificação: Decreto legislativo no. 95461,
...