Ambientalismo
Exames: Ambientalismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fabibinha • 10/6/2014 • 2.127 Palavras (9 Páginas) • 524 Visualizações
ACÂDEMICOS:
EDER ALBERTO AREVALO
FABIANA SANTOS SILVA
JHONATAN BERSI
OCUPAÇÕES IRREGULARES DO MUNICÍPIO DE CORONEL SAPUCAIA
Ponta Porã - MS
2014
ACÂDEMICOS:
EDER ALBERTO AREVALO
FABIANA SANTOS SILVA
JHONATAN BERSI
OCUPAÇÕES IRREGULARES DO MUNICÍPIO DE CORONEL SAPUCAIA
Trabalho apresentado para avaliação da Disciplina de Ciências Ambientais, Ministrada pelo Professor Me. Mateus Nucci do Curso de Engenharia Civil UNIESP.
Ponta Porã - MS
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
OCUPAÇÕES IRREGULARES DO MUNICÍPIO DE CORONEL SAPUCAIA...........5
CONCLUSÃO...........................................................................................................7
CONCLUSÃO..........................................................................................................9
CONCLUSÃO .........................................................................................................10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................11
INTRODUÇÃO
A urbanização desenfreada por que passaram as cidades brasileiras nos últimos 50 anos, resultante, em boa parte do êxodo rural, desenhou o perfil da nossa população urbana atual. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2010), o Brasil ultrapassou a marca de 80% de pessoas que residem em áreas urbanas. Desde os anos 50, a formação das cidades brasileiras vem construindo um cenário de contrastes, típico das grandes cidades do Terceiro Mundo. A maneira como se deu a criação da maioria dos municípios acabou atropelando os modelos de organização do território e gestão urbana tradicio nalmente utilizada, e mostrou-se inadequada.
O resultado tem sido o surgimento de cidades sem infraestrutura e disponibilidade de serviços urbanos capazes de comportar o crescimento provocado pelo contingente populacional que migrou para as cidades. Neste contexto de cidades despreparadas para receber o imenso contingente de pessoas e absorver toda essa mão-de-obra, era de se esperar graves conseqüências negativas, como por exemplo: colapso dos sistemas de transportes coletivos, congestionamentos no trânsito, aumento de processos erosivos, assoreamentos dos rios e impermeabilização do solo como fator desencadeador das inundações, proliferação de habitações irregulares, ocupação de áreas de proteção ambiental, precariedade do saneamento básico, disseminação de favelas, desemprego e violência nos centros urbanos.
O aumento da procura por espaços para habitação e trabalho multiplicou de forma assustadora os conflitos sociais nas cidades, locais tradicionais de competição entre classes sociais, cenário onde a maioria da população é empurrada para locais menos privilegiados com serviços e infraestrutura e onde o formal e informal disputam espaço no meio físico. Assim, tudo se agrava principalmente levando-se em conta que o capitalismo, através do mercado imobiliário, torna a ocupação um produto, uma mercadoria, beneficiando as classes economicamente privilegiadas através do acesso às áreas de melhor localização e dotadas de melhor infraestrutura. Empurrando, desta forma, as classes de menor poder aquisitivo para a periferia das grandes cidades brasileiras. Periferia esta, caracterizada por lugares com topografia e condições geográficas menos vantajosas ou com restrições ambientais para ocupação regular, como por exemplo, os fundos de vales e outras áreas de risco, normalmente sem infraestrutura e equipamentos urbanos. Estes locais periféricos concentram grandes assentamentos urbanos e problemas socioambientais, tais como poluição sonora, atmosférica e hídrica; destruição dos recursos naturais; desintegração social; desemprego; perda de identidade cultural e níveis exacerbados de violência. Pretende-se analisar o agravamento dos impactos socioambientais nas cidades provocados pela ocupação irregular das áreas de interesse ambiental.
OCUPAÇÕES IRREGULARES DO MUNICÍPIO CORONEL SAPUCAIA
O presente trabalho tem como objetivo conhecer a realidade do município de coronel sapucaia MS, relacionada a questão e gestão ambiental, a partir de pesquisa de campo realizada no período de 22/04 a 25/04 de 2014. O município de Coronel Sapucaia esta localizado no estado de Mato Grosso do Sul, com a população total de 14.064 habitantes, dos quais 10.208 habitantes residem na área urbana e 3856 residem na área rural. As principais atividades econômicas praticadas no município são a agricultura e a pecuária, onde se destacam o cultivo de soja e a criação de gado, o IDH – Índice de desenvolvimento humano é de 0.713, o
...