Antibiograma
Tese: Antibiograma. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tuannys • 19/9/2014 • Tese • 296 Palavras (2 Páginas) • 501 Visualizações
Objetivo
O objetivo do antibiograma é identificar a sensibilidade e/ou resistência de antibióticos, determinando se a bactéria é sensível ou resistente.
Fundamento
A realização do antibiograma e sua interpretação não é uma tarefa fácil, por suas limitações e principalmente pela crescente descoberta de novos mecanismos de resistência, o que exige cada vez mais atualização e treinamento dos profissionais.
A metodologia de Kirby e Bauer para antibiograma é a mais difundida e utilizada até hoje na rotina de análises clínicas, devido a sua praticidade de execução, baixo custo e confiabilidade de seus resultados. Apesar de sua relativa simplicidade de execução, a técnica de Kirby e Bauer exige que as instruções sejam seguidas rigorosamente de forma que os resultados obtidos correspondam à realidade e possam ser comparadoscom as tabelas internacionais.
Materiais utilizados
- Bico de Bunsen
- Alça de platina
- Pinça
- Placa de Petri
- Haste
- Escala MacFarland
- Estufa
- Geladeira
Passo a passo
Foi utilizada uma placa de Petri para fazer a coleta dos microrganismos, contidos em um tubo de ensaio, usando uma haste descartável e passando por toda a placa, em seguida foi deixada para secar durante 2 minutos até a colocação dos antibióticos. Antibiótico 1: Gentamicina (10 ng), antibiótico 2: Cefalotina (30 ng), antibiótico 3: Cloranfenicol (30 ng) e o antibiótico 4: Clindomicina (2 ng). Em seguida foi levada para a estufa durante 24 horas e depois sendo mantida na geladeira.
Resultados
Foi observado a resistência de dois antibióticos, os outros dois houve uma falsa resistência devido não ser utilizada a escala MacFarland. No microscópio 1 foram identificadas bactérias do tipo bacilos isolados, no microscópio 2 bactérias bacilos em globiais e no microscópio 3 bactérias bacilos dispersas.
...