Análise Crítica e Avaliação
Por: Moises Mykaell Vicente Abensur • 30/5/2018 • Projeto de pesquisa • 1.239 Palavras (5 Páginas) • 173 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO...................................................................................................3
2. JUSTIFICATIVA.......................................................................................................3
3. OBJETIVOS.............................................................................................................4
3.1 OBJETIVO GERAL ............................................................................................4
3.2 OBJETIVO ESPECIFICO. ..................................................................................4
4. PUBLICO ALVO......................................................................................................4
5. METAS A ATINGIR..................................................................................................5
6. METODOLOGIA......................................................................................................5
7. RECURSOS HUMANOS..........................................................................................6
8. PARCEIROS E APOIADORES...............................................................................6
9. AVALIAÇÃO............................................................................................................6
10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO.........................................................................6
REFERÊNCIAS............................................................................................................7
- APRESENTAÇÃO
O Centro de Referência de Assistência Social- CRAS é uma unidade publica estatal responsável pela oferta de serviços de proteção social básica da assistência Social.
É um local onde serviços de proteção básica são executados de forma direta e articulada com outras redes e a Assistência Social, enquanto política pública que compõe o tripé da Seguridade Social, e considerando as características da população atendida por ela, deve fundamentalmente inserir-se na articulação Inter setorial com outras políticas sociais, particularmente, as públicas de Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Emprego, Habitação, entre outras.
É neste ambiente que será implantado este Projeto de Intervenção, que acontecerá na Secretaria de Assistência Social e Cidadania- Centro de Referência de Assistência Social- CRAS, que se localiza na Rua Tucanos n.º 22, município de Presidente Figueiredo-AM. O projeto tem como proposito sensibilizar e orientar a sua população atendida para conhecimento do que realmente venha a ser o Cadastro Único e quão relevante é seu papel junto aos benefícios sociais.
Para que o usuário faça a diferença neste serviço é necessária uma orientação qualificada, que atenda um número considerável de famílias. Assim o referido projeto desenvolverá ações voltadas para a orientação do usuário como forma de garantia de acesso a direitos sociais que enquadre em seu perfil socioeconômico.
2 JUSTIFICATIVA
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo (Cad. Único) é uma base de dados com informações sobre as famílias brasileira de baixa renda. Estas informações podem ser utilizadas pelos governos federal, estadual e municipal para analisar informações socioeconômicas das famílias cadastradas e analisar suas principais necessidades. Através de um Cadastro Único essas famílias têm acesso a ações e programas governamentais como Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.
Após a análise comportamental da população atendida por este cadastro é que se mostrou necessária a realização deste projeto de intervenção, no aprimoramento das informações obtidas que muitas vezes são negligenciadas por falta de orientação do usuário, que desconhece a real importância do cadastro único deixando de fornecer informações importantíssimas ou até mesmo omitindo o real perfil familiar.
Para tal realidade, é essencial uma intervenção, afim de executar ações efetivas que possibilitem acesso ao perfil real da população atendida. Desta maneira os benefícios serão distribuídos de maneira a promover acesso justo e adequado aos beneficiários destes programas.
3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Articular, orientar e sensibilizar a população atendida por este CRAS, sobre a importância do Cadastro Único como garantia de acesso a benefícios sociais, aprimorando a qualidade de informações obtidas no atendimento ao usuário.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Fornece instruções, esclarecimentos sobre o Cadastro Único para o fortalecimento da prática;
- Promover maior segurança ao usuário na realização do atendimento;
- Diminuir o número de casos de falsas informações durante a realização do cadastro.
4 PUBLICO ALVO
Este projeto de intervenção tem como público alvo famílias de baixa renda do Município de Presidente Figueiredo, que sejam atendidas por estes CRAS.
5 METAS A ATINGIR
Sensibilizar a população de baixa renda atendida pelo CRAS de Presidente Figueiredo, sobre a importância do Cadastro Único, como forma de acesso a benefícios sociais.
...