TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Investimento

Tese: Análise De Investimento. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Tese  •  3.379 Palavras (14 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Um projeto de investimento é uma aplicação de fundos escassos que geram rendimento, durante um certo período de tempo, de forma a maximizar o lucro da empresa. Enquanto aplicação de fundos que gera rendimento, o projeto é um negócio para a empresa, a qual se decide pela sua implementação ou não, conforme a avaliação que dele faz relativamente às alternativas de investimento.

Com a crescente competitividade entre as empresas de um mesmo segmento, a diversidade de decisões vem sendo constantes pelos profissionais da área financeira das empresas, onde não basta apenas dominar as técnicas clássicas de gestão financeira. Contudo, a decisão do investimento não pode ser tomada baseada na demanda do produto vendido pela empresa, pois para a tomada de decisão é baseada na analise de algumas premissas, métodos e técnicos que garantam a eficácia do investimento projetado.

Por esse motivo, o presente trabalho vem ao encontro dos itens citados, fazendo com que o conhecimento dos métodos e técnicas de analise dos investimentos seja benéfico a aceitação de um projeto.

ETAPA 01

Passo 01 – Tipos de Investimentos

A palavra investimento significa a aplicação de um capital em meios de produção, visando o aumento de bens de capital.

São vários os tipos de investimentos, destacando-se investimentos públicos, privados e mistos.

INVESTIMENTOS PÚBLICOS: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades publicas, a fim de gerar bem estar social.

INVESTIMENTOS PRIVADOS: São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores.

INVESTIMENTOS MISTOS: São recursos disponibilizados em parte por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado e em parte pelos governos ou entidades públicas, a fim de gerar tanto bem estar para a sociedade quanto retorno monetário.

Ao pensarmos em realizar um investimento, precisamos estar há três principais características presente nos investimentos que são os riscos, a rentabilidade e a liquidez.

Risco

É definido pelas variações ocorridas na rentabilidade do investimento que a pessoa esta fazendo. Dependendo do investimento o retorno será garantido em outras casos pode haver perda de capital investido em ações de uma empresa, isso vai depender de cada investimento feito pelo investidor então há riscos e quem quer investir precisa estar apto a esses riscos.

Rentabilidade

A rentabilidade está totalmente ligada aos riscos porque ela esta junta ao investidor ao quanto ele vai usar de capital para fazer o investimento e ao quanto ele vai se arriscar fazendo o investimento. Outra variação ocorrida são as taxas que bancos e corretoras cobram para fazer a administração dos recursos então cabe ao investidor analisar todas as hipóteses para que não haja prejuízo.

Liquidez

É a velocidade que o investidor pode se desfazer do seu investimento sendo ele por prejuízo ou por ele não querer mais investir em seu investimento, então a liquidez de um investimento é isso.

Alguns tipos de investimentos mais procurados são:

Investimentos em ações: É um investimento que a pessoa tem direito a votos dentro da ação sendo ela ordinária ou preferencial com isso vai depender como esta a bolsa de valores, para uma pessoa poder investir em uma ação ela pode fazer de duas formas a primeira ela nem precisa sair de casa ou ela usar uma corretora intermediaria. Investir em ações de empresa grandes tem um problema, como as pessoas compram e vendem ao mesmo tempo a risco na liquidez. Já com ações de pequenas empresas também a riscos nas ações porque ela pode estar alta e depois haver uma queda então cabe ao investidor analisar não só os benefícios mais sim analisar os riscos a liquidez e se vai haver prejuízos. Quando uma pessoa investe em ações ela precisa saber que existe oscilações e se a pessoa e nervosa não tem paciência é melhor nem investir em ações porque ela pode estar alta e ao mesmo tempo baixa.

Investimentos derivados: Esse tipo de investimento não é recomendado para pessoas com pouca familiaridade no assunto e também porque esse investimento possui uma variação muito alta e o investimento sendo dessa forma o investidor ganha e perde o valor da aplicação muito rápido. Mas para a pessoa poder obter o investimento derivado ela precisa procura as corretoras que sejam associadas a bolsa de mercados futuros (B M F).O estilo desse investimento é o seguinte o investidor compra um determinado ativo em um dia qualquer com isso ele pode ganhar com a diferença do preço combinado que é o preço de compra que o investidor ira fazer com o preço que ele estipular. O mais comum nesse investimento é a pessoa comprar determinado ai depois da compra passe uns dois meses depois ai o produto dispara no mercado as pessoas começam a compra e o investidor vai obter seu lucro mais ao mesmo tempo ele pode cair assim havendo prejuízos para quem investiu.

Investimentos na previdência privada: Esse investimento é para as pessoas que pensam no seu futuro, que é guardar dinheiro para sua aposentadoria, fazem isso para ter uma vida melhor e poder pegar uma quantia em dinheiro melhor então é um investimento no presente para ter o beneficio no futuro. Esse investimento possui dois planos de previdência (PGBL) Plano gerador de benefícios livres, que é para o investidor que deseja investir 12% da sua renda o outro é o (VGBL) Vida gerador de benefícios livres, que é para o investidor que deseja investir mais de 12% da sua renda e esse investimento será de médio prazo.

Investimentos em poupança: É considerado um investimento mais conservado. A poupança tem uma taxa de 0,5% que rende juros para os valores que são depositados na poupança então sempre que tem algum dinheiro deposito é acrescido um juro de 0,5% sobre o valor que está guardado muitos investidores falam que o único problema da poupança é que a rentabilidade dela é baixa, e só vai superar os outros investimentos se o mercado estiver com uma turbulência total. A vantagem da poupança é que não há prejuízos porque o dinheiro vai fica depositado na conta.

Investimentos em imóveis: Esse tipo de investimento é procurado pelo investidor que quer segurança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com