Análise de investimentos
Projeto de pesquisa: Análise de investimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samiroliver • 19/5/2014 • Projeto de pesquisa • 4.306 Palavras (18 Páginas) • 187 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PIRACICABA - SP
2014
Análise de Investimentos
Atividades Práticas Supervisionadas, apresentada à Faculdade Anhanguera de Piracicaba, como exigência parcial para a disciplina de Analise de Investimentos, do curso de Ciências Contábeis, sob orientação do Prof. Me Jefferson Dias.
PIRACICABA, 23 ABRIL DE 2014
Introdução................................................................................................................................ 04
Etapa 1:
Conceito de Investimento............................................................................................. 05
Etapa 2:
Fluxo de Caixa Relevante............................................................................................ 07
Etapa 3:
Métodos para Avaliação de Investimentos................................................................... 12
Etapa 4:
O efeito da inflação na analise de investimentos..........................................................15
Etapa 5:
O imposto de renda e a depreciação na análise de investimentos.................................17
Conclusão................................................................................................................................. 20
Referências Bibliográficas....................................................................................................... 21
INTRODUÇAO
Este trabalho é composto por capítulos e tem como objetivo analisar a viabilidade econômico-financeira de uma empresa fictícia, proporcionando ao leitor uma visão sobre a análise de investimento dentro da organização.
Assim como muitas coisas no mundo contemporâneo, o aspecto financeiro de uma empresa sofreu muitas modificações. No passado, a principal preocupação da função financeira era a obtenção de fundos. Mais tarde, maior atenção foi dada para o uso de fundos e um dos aspectos importantes desenvolvidos então, foram os procedimentos de análise sistemática da empresa, focalizando o fluxo de fundos correspondentes.
Com a necessidade de utilizar controles financeiros, a administração financeira tornou-se uma função importante na empresa. Hoje, o principal enfoque de finanças é, sem dúvida, o processo decisório e a ação que afetam a valorização do negócio. Com isso, o tema central da administração financeira é a valorização da empresa e como as decisões podem ser tomadas, do ponto de vista financeiro, para maximizar essa valorização.
O valor da empresa hoje depende do fluxo de ganho que se espera gerar no futuro. As decisões financeiras afetam ambos: o volume de fluxo de ganho ou lucratividade e os riscos que envolvem esses ganhos.
1. CONCEITO DE INVESTIMENTO
Muitos devem ter ouvido falar de investimentos ou análise de investimentos. Mas afinal o que é um investimento? Investimento é um termo muito utilizado atualmente. Pode ser encontrado em diversos meios de comunicação, declaração de políticos e autoridades. As vezes fica bastante confuso, para nossa compreensão, pois coisas aparentemente diversas, são tratadas como investimento.
Comprar uma casa ou um carro, fazer uma aplicação financeira, abrir uma empresa, cursar uma faculdade ou ate estudar uma outra língua, são considerados investimentos. Em economia, investimento significa utilizar recursos disponíveis , no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. Essa é a característica comum nos exemplos citados acima.
Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas basicamente dividem-se em três grandes categorias, quando definidos em relação a sua origem. Assim, temos os seguintes tipos básicos de investimento:
Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem estar social. Não tem por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Alguns exemplos são: hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outros.
Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores, sendo esses os maiores geradores de empregos. Alguns exemplos são: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, dentre outros.
Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas, e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem por objetivo, gerar tanto bem estar para a sociedade quanto retorno monetário. Alguns exemplos são: Petrobrás e o Banco do Brasil.
Os investimentos têm uma importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações. A economia de qualquer país só pode crescer com um fluxo contínuo de investimentos. Na verdade, a própria sobrevivência das organizações a longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizado por elas. Pois para a economia crescer, faz-se necessário aumentar a produção das fábricas, empresas, fazendas, das unidades produtivas, o que se mede normalmente pelo Produto Interno Bruto (PIB).
O investimento influencia a sobrevivência das organizações em pelo menos dois aspectos:
1. Expansão das organizações: as
...