Análise de risco na gestão de seguros
Seminário: Análise de risco na gestão de seguros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dinho45 • 29/5/2014 • Seminário • 344 Palavras (2 Páginas) • 283 Visualizações
Análise de riscos em administração de seguros, planos de previdência e fundos de pensão é a principal função das Ciências Atuariais, que utiliza conhecimentos nas áreas da matemática estatística e financeira. O profissional de ciências atuariais trabalha para analisar e quantificar esses riscos, também analisando as áreas de previdência complementar, planos de saúde e capitalização.
Seu objetivo central é detectar a probabilidade de ocorrência de danos e perdas nas empresas seguradoras e previdenciárias. Esse profissional também define o nível de reservas que cada empresas deve ter como garantia para o pagamento dos seguros contratados pelos clientes.
Por meio da matemática estatística e financeira, ele estuda o nível de incidência de doenças, falecimentos, acidentes de trabalho, acidentes de trânsito e perdas decorrentes por fenômenos naturais. As Ciências Atuariais está envolvida com o controle e planejamento de riscos financeiros de curto, médio e longo prazo.
Para trabalhar nessa área é necessário curso superior, no qual o aluno estuda matemática atuarial, administração, contabilidade, economia, direito, informática, filosofia e estatística. O recém formado pode atuar em empresas seguradoras, órgãos de governos, administradoras de fundos de pensão, empresas de capitalização, perícias judiciais, consultorias, mercado financeiro e atuar no magistério superior.
Muitas universidades, para implementar o conteúdo de seus cursos e divulgar a importância desses profissionais, têm buscado parcerias com empresas e instituições que atuam no setor. Há a previsão de expansão de mercado tanto para empresas quanto para a demanda de novos profissionais qualificados.
Historicamente, essa área do conhecimento tem origem no advento da probablidade, surgida na Inglaterra, em meados do século XIX. Nessa época, o título de “Atuário” era utilizado para designar o profissional que estudava frações de mortos e sobreviventes, acidentes e eventos da existência humana. Em outros países da Europa, o termo “Atuário” definia o matemático de seguros.
Porém essa prática profissional já existia no Império Romano, sendo Domitius Ulpiames, então prefeito de Roma, foi reconhecido como o primeiro “atuário” da História. A matemática atuarial tornou-se mais necessária quando, no século XVII, as coroas inglesas e holandesas decidiram vender títulos públicos aos seus súditos como forma de obtenção de renda vitalícia.
...