Análise do filme Modern Times
Resenha: Análise do filme Modern Times. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: heyicee • 6/10/2013 • Resenha • 301 Palavras (2 Páginas) • 521 Visualizações
A exploração do trabalho após a Revolução Industrial, Tempos Modernos é uma história sobre a indústria, a iniciativa privada e a humanidade em busca da felicidade. (Charles Chaplin, em frase no início do filme) Tempos Modernos foi escrito e dirigido por Charles Chaplin, onde ele também atua. Tempos Modernos é um clássico da comédia e do cinema mudo. Charles Chaplin retratou com criatividade a situação que os trabalhadores enfrentaram nos primeiros tempos da Revolução Industrial. A invenção da máquina a vapor desencadeou uma revolução tecnológica mas também modificou hábitos, costumes e valores humanos.
Filmado em preto e branco, o filme de 1936, retrata o vagabundo que sofre as imposições do patrão dentro de uma fábrica repleta de geringonças. Uma das invenções é um Alimentador para Funcionários, que promete diminuir para apenas 15 minutos o horário do almoço. Quase escravizado, condenado a realizar movimentos repetitivos na linha de produção, sofre um acesso de loucura. Acaba demitido da fábrica e preso ao ser confundido com um líder grevista. Entristecido com sua má sorte, ele encontra uma moradora de rua e com ela decide procurar felicidade e dinheiro. Assista um trecho do filme mas a dica e: vale a pena locar e curtir o filme todo.
O filme faz várias críticas ao tratamento à classe trabalhadora e aos burgueses, donos dos meios de produção que "exploravam" a mão de obra, o patrão ficava em uma sala observando a produção e dava ordens ao capataz para ir aumentando a velocidade das máquinas, para aumentar a produção.
Ele critica o modo capitalista de produção, os operários trabalhavam com cargas horárias extensas, com obrigação de produzir sempre mais em condições subumanas, lugares sujos e máquinas de manuseio perigoso. A luta por melhores salários, melhores condições de trabalho e por uma carga horária menor, eram constantes desde a Revolução Industrial.
...