Apontamentos sobre o filme germinal
Por: Carla Muniz • 9/12/2015 • Trabalho acadêmico • 452 Palavras (2 Páginas) • 924 Visualizações
Página 1 de 2
Apontamentos sobre o filme Germinal
- A produção de trabalho no modelo capitalista: o filme aborda essa questão, mostrando como era, o que acontecia, e como se dava esse modo de trabalho mostrando a rotina e as lutas de operários em minas.
- Desemprego e as péssimas condições de trabalho: no filme mostra-se como o personagem principal consegue um emprego na mina ( que se relaciona ao fato de um ex funcionário ter vindo a falecer) e as dificuldades com as quais ele se depara, pois o lugar é constituido de exploração e pobreza.
- Exploração do trabalho: Nessa mina os funcionários são compostos desde crianças até idosos, que trabalhavam por extrema necessidade de receber os salários miseráveis que lhes eram ofertados. Não possuiam boas condiçoes de trabalho e não tinham nenhum tipo de seguro e nem benefícios.
- Exploração sexual: As mães ficavam desesperadas por não ter o que dar de comer aos seus filhos e se individavam com um comerciante, que nem sempre concedia crédito devido ao pagamento ser atrasado, porém ele aceitava ter relações sexuais em troca de comida. As mães desesperadas acabavam cedendo e entregando suas filhas ou a elas mesmas ao comerciante.
- Donos das minas: A região possuia mais ou menos umas treze minas, das quais não se conheciam seus donos, e que por sinal, estes não estavam nem um pouco preocupados com o que acontecia aos operários, e sim com a economia, com os lucros e com o desenvolvimento de greves, demonstrando sua lógica capitalista de acumulação.
- Greve dos funcionários: Os trabalhadores começam a fazer um fundo de reserva para iniciar uma greve reinvindicando aumento de salários e melhores condições trabalhistas, cada um dava uma contribuição, então inicia-se a greve. Eles tentaram expor suas questões ao diretor geral da mina, porém sem sucesso.
- Situação dos patrões: No filme acontece um jantar de noivado na familia de um dos donos, cheio de farturas, porém esse noivado é baseado no interesse da junção de capitais.
- Consequências da greve: A compahia contrata trabalhadores da Bélgica e ameaça despedir os grevistas caso a greve permaneça, alguns trabalhadores querem voltar ao trabalho enquanto outros preferem não abandonar a causa. Daí os grevistas vão as minas, as destroem, inutilizam elas temporareamente, o que agravou a situação e acabou por acontecer várias mortes.
- A miséria a que eram expostos, a relação com as máquinas, a relação entre capitalistas e operários, o surgimento de greves e do sindicalismo, anarquismo e socialismo. Todas essas questões sociais abordadas no filme são etapas históricas no início da Revolução Industrial, muitas pessoas viviam do trabalho manual e foram obrigadas a habituar-se com essas novas condições, tendo que vender sua força de trabalho para sobreviver, fazendo assim com que o trabalho vire mercadoria.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com