Areas De Atuação
Artigo: Areas De Atuação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jorasco • 20/10/2014 • 5.630 Palavras (23 Páginas) • 240 Visualizações
O objetivo de estudo das ciências atuariais
Análise de riscos em administração de seguros, planos de previdência e fundos de pensão é a principal função das Ciências Atuariais, que utiliza conhecimentos nas áreas da matemática estatística e financeira. O profissional de ciências atuariais trabalha para analisar e quantificar esses riscos, também analisando as áreas de previdência complementar, planos de saúde e capitalização.
Seu objetivo central é detectar a probabilidade de ocorrência de danos e perdas nas empresas seguradoras e previdenciárias. Esse profissional também define o nível de reservas que cada empresas deve ter como garantia para o pagamento dos seguros contratados pelos clientes.
Por meio da matemática estatística e financeira, ele estuda o nível de incidência de doenças, falecimentos, acidentes de trabalho, acidentes de trânsito e perdas decorrentes por fenômenos naturais. As Ciências Atuariais está envolvida com o controle e planejamento de riscos financeiros de curto, médio e longo prazo.
Para trabalhar nessa área é necessário curso superior, no qual o aluno estuda matemática atuarial, administração, contabilidade, economia, direito, informática, filosofia e estatística. O recém formado pode atuar em empresas seguradoras, órgãos de governos, administradoras de fundos de pensão, empresas de capitalização, perícias judiciais, consultorias, mercado financeiro e atuar no magistério superior.
Muitas universidades, para implementar o conteúdo de seus cursos e divulgar a importância desses profissionais, têm buscado parcerias com empresas e instituições que atuam no setor. Há a previsão de expansão de mercado tanto para empresas quanto para a demanda de novos profissionais qualificados.
Historicamente, essa área do conhecimento tem origem no advento da probablidade, surgida na Inglaterra, em meados do século XIX. Nessa época, o título de “Atuário” era utilizado para designar o profissional que estudava frações de mortos e sobreviventes, acidentes e eventos da existência humana. Em outros países da Europa, o termo “Atuário” definia o matemático de seguros.
Porém essa prática profissional já existia no Império Romano, sendo Domitius Ulpiames, então prefeito de Roma, foi reconhecido como o primeiro “atuário” da História. A matemática atuarial tornou-se mais necessária quando, no século XVII, as coroas inglesas e holandesas decidiram vender títulos públicos aos seus súditos como forma de obtenção de renda vitalícia.
As principais características do profissional atuário
O atuário é o profissional de nível superior especializado em cálculos, estatísticas e finanças. Esse profissional trabalha em projetos, pesquisas e planos de fundos de investimento, na política de gestão desses fundos, na medição e administração de riscos, no cálculo de probabilidades e na fiscalização da previdência pública, privada e de seguros. O atuário é responsável por desenvolver estratégias para o diagnóstico de problemas financeiros e para a construção de modelos de ações em qualquer âmbito do mercado de capitais.
Para ser um atuário é necessário que o profissional se identifique com matérias exatas e domine muitos conceitos de matemática e economia. Outras características interessantes são:
responsabilidade
capacidade de observação
visão de projeto
capacidade de concentração
capacidade de distinção de prioridades
interesse pelo mercado financeiro e pelo mundo dos negócios
facilidade de aprendizado
capacidade de gerenciamento
metodologia
Para ser um atuário é necessário que o profissional possua diploma de curso superior em Ciências Atuarias, com a duração média de quatro anos. O curso visa formar um profissional completo, apto a atuar no mercado de capitais. Algumas das matérias que fazem parte da grade curricular do curso são: contabilidade, matemática financeira, gestão de custos, economia, probabilidade e estatística, álgebra linear, cálculo diferencial, entre outras.
Principais atividades
pesquisar as condições do mercado de investimentos
produzir plano de ações e políticas de investimentos
elaborar relatório de riscos
realizar cálculo de probabilidades em todas as áreas do mercado de capitais
fixação de valores de prêmios e indenizações de seguros
fiscalização de atividades técnicas da área de seguros e previdências
Áreas de atuação e especialidades
O atuário lida com o trabalho burocrático dentro do mercado financeiro, trabalhando com a análise de riscos e planos de ações basicamente em três setores:
seguros: trabalha com a fiscalização do trabalho técnico na área de seguros, ficando responsável pelos cálculos de prêmios e indenizações, além dos cálculos de probabilidades
previdência: pode trabalhar tanto com a previdência social como com a privada, gerenciando os cálculos de fundos a serem criados para a cobertura de compromissos futuros, além de produzir relatórios de avaliação e mensuração do alcance da previdência e de possíveis riscos
capitalização e investimentos: trabalha com a pesquisa de fundos de investimento, a elaboração de planos e políticas de investimento, com a gestão desses fundos, com aconselhamento e consultoria no mercado financeiro e a medição dos possíveis riscos
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para esse profissional vem crescendo cada vez mais, pois, principalmente com o visível processo de deterioração da previdência social pública ocorrido nos últimos anos, a procura pela previdência privada tem aumentado cada vez mais, e conseqüentemente a demanda de profissionais da área também. Para se destacar no mercado de trabalho é recomendável que o profissional se atualize constantemente por meio de cursos e especializações da área.
A importância e função da controladoria dentro da empresa
As constantes mudanças no cenário econômico mundial exigem
...