Areia
Tese: Areia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Yunem • 12/8/2014 • Tese • 912 Palavras (4 Páginas) • 211 Visualizações
Areia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Close-up da areia de uma praia de Vancouver.
A Areia1 é um conjunto de partículas de rochas desegradadas, um material de origem mineral finamente dividido em grânulos ou granito, composta basicamente de dióxido de silício, com 0,063 a 2 mm.
Forma-se à superfície da Terra pela fragmentação das rochas por erosão, por ação do vento ou da água. Através de processos de sedimentação pode ser transformada em arenito.
É utilizada nas obras de engenharia civil,em aterros, execução de argamassas , concretos e também na fabricação de vidros. O tamanho de seus grãos tem importância nas características dos materiais que a utilizam como componente.
Constituída por fragmentos de mineral ou de rocha, cujo o tamanho varia, conforme a escala de Wentworth, maior que 64 µm (1/16 mm) e menor que 2 mm.
Dunas na Líbia. Uma duna é uma colina formada por areia.
Índice [esconder]
1 Composição
2 Plantações
3 Divisão granulométrica
4 Formas de extração
5 Usos
6 Areia Artificial
7 Ver também
8 Referências
Composição[editar | editar código-fonte]
O constituinte mais comum da areia em ambientes continentais interiores e em ambientes costeiros não tropicais é a sílica (dióxido de silício, ou SiO2), usualmente na forma de quartzo, o qual, devido a sua inércia química e elevada dureza (7,0 na escala de Mohs), é o mais comum dos minerais resistentes ao solo. A composição da areia é altamente variável, dependendo da rocha-fonte e das condições locais. As brilhantes areias brancas encontradas em zonas costeiras tropicais e subtropicais são calcários chamados e podem conter corais e fragmentos de concha, além de outros materiais orgânicos, sugerindo que a formação da areia depende também de organismos vivos. As dunas de areia formadas de gipsita no Monumento Nacional das Areias Brancas, no Novo México (EUA), são famosas por sua cor branca, brilhante. O arcósio é uma areia ou arenito com considerável teor de feldspato, derivado do intemperismo e erosão sobre um afloramento de rocha granítica, usualmente situado a pequena distância. Algumas areias contêm magnetita, clorita, glauconita ou gipsita. Areias ricas em magnetita são escuras ou negras, como as areias derivadas de basaltos e obsidiana. Areias contendo clorita-glauconita têm cor tipicamente verde, como as areias derivadas de basaltos com alto teor de olivina (ex. Praia de Papakolea, na ilha Grande, Havaí). Muitas areias, especialmente aquelas encontradas em grandes extensões da Europa meridional, possuem impurezas de ferro dentro dos cristais de quartzo, dando uma cor amarelo-escura. Depósitos de areia em algumas áreas contêm granadas e outros minerais resistentes à erosão, incluindo algumas pequenas pedras preciosas (turmalina, zircão, Egipto, China, etc.)
Plantações[editar | editar código-fonte]
Como tem menor área de superfície em relação à argila e outras partículas menores do solo, a areia possui capacidade relativamente pequena de retenção de nutrientes no solo, que são lixiviados com facilidade. Possui ainda poros bastante grandes, perdendo água por gravidade facilmente, sendo o solo arenoso geralmente seco. A pouca coesão entre suas partículas ainda o torna especialmente suscetível a erosão. Tudo isto condiciona que um solo com teores altos de areia precisa de uma série de precauções quanto à adubação, que não pode ser aplicada de uma vez só no plantio, controle de erosão e, por vezes, irrigação.
Divisão granulométrica[editar | editar código-fonte]
Microângulos de areia com 100 µm de tamanho, fotografados por um microscópio eletrônico.
O tamanho de areia, segundo a NBR 7211/83, divide-se, granulometricamente, em:
areia fina (entre 0,06 mm e 0,2 mm);
areia média (entre 0,2
...