Atps Arh 6º Semestre
Casos: Atps Arh 6º Semestre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CarlaRoldao • 21/11/2013 • 2.279 Palavras (10 Páginas) • 384 Visualizações
Anhanguera Educacional
Curso: Administração
6º Semestre
Administração de Recursos Humanos
Pelotas, 08 de Outubro de 2013.
Anhanguera Educacional
Curso: Administração
6º Semestre
Administração de Recursos Humanos
Administração: Turma 6º A
Professor: Sibelie Valente
Integrantes do Grupo:
Carla Roldão da Cunha RA: 2504064985
Daniel Decker Reinke RA: 1106281992
Ingridi Suchy da Silva RA 2505002149
Juliano Veiga da Silva RA: 1107325134
Introdução
A administração de recursos humanos abrange o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem às organizações atrair, manter e desenvolver os talentos humanos.
Em face do contexto ora vivenciado pelas organizações, caracterizado por mudanças constantes de natureza econômica, social e tecnológica, torna-se fundamental, em qualquer empresa, uma administração voltada para a gestão de recursos humanos, visto que a continuidade de sua existência será determinada pela qualidade agregada aos seus produtos ou serviços, tendo como base "pessoas" motivadas e com alto nível de qualidade pessoal e profissional. Fica claro, portanto nesse cenário que o diferencial hoje é o talento humano. Elevados índices de rotatividade, de absenteísmo e de acidentes de trabalho, problemas com qualidade dos produtos, retrabalho, desperdício de materiais, baixos salários, condições de trabalho inadequadas e relações de trabalho insatisfatórias são fatores que estão diretamente relacionados à administração de recursos humanos.
Para superar essas dificuldades as empresas modernas estão investindo em treinamentos que levem as pessoas ao autoconhecimento e autodesenvolvimento, buscando uma maior capacidade de trabalho em equipes multidisciplinares, bem como estão adaptando os móveis e as condições dos postos de trabalho visando o conforto e bem-estar de seus colaboradores. A administração de recursos humanos abrange o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem às organizações atrair, manter e desenvolver os talentos humanos.
Plano de Ação com estratégias para uma boa relação com os empregados
Introdução
Seguindo as Etapas propostas na Atividade Prática Supervisionada, da Etapa 1 até a etapa 2, o grupo desenvolverá atividades de pesquisa e compreensão de textos, com o objetivo de elaborar um plano de ação, a fim de apresentar estratégias para uma boa relação com os empregados, para que o gestor de pessoas consiga ser assertivo no “gerir pessoas” dentro das organizações.
Constará neste trabalho ainda, um questionário diretivo realizado em uma empresa escolhida pelo grupo e Relatórios parciais de textos indicados pela professora , bem como a análise do filme de Charles Chaplin “Tempos Modernos” fazendo um paralelo com o texto “A introdução à Moderna Gestão de Pessoas”.
Após a pesquisa o grupo estabelecerá quatro estratégias que o gestor utilizará para auxiliar em seu dia a dia com seus colaboradores, a respeito da empresa objeto da pesquisa, da qual um dos componentes do grupo exerce atividade de trabalho.
A justificativa para a prática desta atividade acadêmica, é a necessidade de sabermos, diante das constantes inovações tecnológicas, que geram mudanças nas organizações que devem estar sintonizadas com o mercado competitivo em que atua, como fica o papel do gestor de pessoas dentro da uma organização, frente a tantas mudanças, haja vista que a tarefa mais difícil para um gestor é a de lidar com seus colaboradores.
Desenvolvimento
Conceito de Gestão de Pessoas
“Conjunto de políticas e práticas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho” Fisher e Fleury (1998).
Para melhor exemplificarmos vejamos o trecho extraído do resumo introdução à moderna gestão de pessoas:
“É uma área contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura, estrutura, características, negócio e tecnologias da organização. A Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais:
As pessoas como seres humanos: ou seja, com personalidade e história próprias, possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações.
As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: que fornecem à empresa inteligência, talento, criatividade, comprometimento e renovação constante em um mundo de mudanças e desafios.
As pessoas como parceiros da organização: como parceiros, as pessoas investem conhecimento, esforços, etc. na empresa, na expectativa de obter retorno (salários, crescimento, profissional, benefícios).
Postura: pró-ativa, comprometimento, responsabilidade são características de parceiros. Importante: a inabilidade de uma empresa em recrutar e manter uma boa força de trabalho constitui o principal obstáculo para a produção”.
Diferentes autores têm diferentes conceitos sobre Gestão de Pessoas:
“• Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação do desempenho.
• ARH é a função administrativa devotada à aquisição, treinamento, avaliação e remuneração dos empregados. Todos os gerentes são, em um certo sentido, gerentes de pessoas, porque todos eles estão envolvidos
...