Atps de Seguridade Social
Por: patypcostailha • 25/8/2015 • Trabalho acadêmico • 3.140 Palavras (13 Páginas) • 408 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação à Distancia
Serviço Social
5º serie
Política de Seguridade Social
Pólo Porto Alegre – Marechal Rondon
Cleusa F. de Lima Roldão - RA-399079
Patrícia P costa santos - RA 355778
Sônia Colpes - RA 78072
Tutora Presencial Tatiane Timm
Porto alegre, 10 Abril de 2014
INTRODUÇÃO
A partir deste teremos um relato sobre “o conceito de tributo” suas consequências e vantagens oferecidas através da seguridade social.
Leis que são regidas pela Constituição Federal ao alcance da seguridade social.
Identificar a importância da Assistência Social e saúde no conceito de tributo.
A Seguridade social foi criados benefícios para o desenvolvimento da sociedade, onde o poder público se encarrega de garantir alguns direitos e deveres relativos á saúde, à previdência e a assistência social.
Através da seguridade social foi criados projetos e leis, que devem ser cumpridas pelos órgãos governamentais, ONGs, instituições privadas e públicas, foi onde iniciou a historia da política no meio social do mundo.
As contribuições sociais nas quais encontramos muitos conceitos,não deixam de ser uma forma de tributo.
Como falar em seguridade social, em atendimento a saúde e não falar no Sistema Único de Saúde [SUS], que para a maioria da população brasileira é o único meio de atendimento a ser recorrido, quando se está doente e precisa-se de um exame ,vacina ou outro tipo de ajuda.
Ementas constitucionais que foi o início dos benefícios para os aposentados,
Direitos aos contribuintes da previdência social.
Políticas que foi constituídas para os trabalhadores e autônomos, para assegurar uma vida de garantias e segurança para à vida financeira digna.
DESENVOLVIMENTO
CONCEITOS DE SEGURIDADE E ASSISTENCIA SOCIAL
Ao estudarmos a disciplina e a tarefa proposta no presente relatório sobre a política da seguridade social observamos que trata se de políticas amplas que se divergem entre si.
A constituição de 88 foi de extrema relevância para os trabalhadores e os menos favorecidos trouxe muitos avanços para a sociedade e para os trabalhadores que outrora não tinham seus direitos garantidos como carteira assinada,seguro desemprego,auxilio doença entre tantos outros direitos,garantindo assim a proteção de seus dependentes.
Objetivos da seguridade social a luz da constituição “Assegurar os direitos relativos a saúde,previdência e a assistência social.
Portanto a constituição de 88 uniu esses três direitos fundamentais e chamou de seguridade social,ou um conjunto de proteção segundo art. 194 e 195 da constituição federal.
Tendo por principal objetivo de a seguridade social_ proteger todos em todas as situações sociais.
Observamos que até a constituição o direito a saúde publica era dirigida somente aos trabalhadores e seus dependentes, após a ideia de conceder acesso a saúde a toda a população,conforme citado na própria constituição” saúde para todos”.
Ao longo de nossas pesquisas observamos que a seguridade social tem duas faces:de outro lado temos a concepção de recursos,quando esta concepção não pode ser obtido por recursos próprios.
Portanto o Objetivo de a seguridade social manter o nível de vida do trabalhador,A ideia de previdência é quando o trabalhador tem condições de trabalhar e manter seus recursos e parte destes recursos vai para a sua proteção no futuro,e seus dependentes,através da contribuição previdenciária.
Já a assistência social seu dever é retirar a pessoa da miserabilidade social, quando esta se encontra incapacitada de exerce alguma atividade renumerada,garantindo assim o mínimo de dignidade e sobrevivência para estas pessoas .
A política de assistência social chamado de LOAS trouxe um grande avanço em favor do idoso,com mais de 65 anos,independente de contribuição lhe garante o direito de receber um salário mínimo,e todos aqueles que dele necessitarem tais como deficientes físicos e a crianças carentes como o bolsa família.
A constituição deixa claro que é a lei que ira conceder estes direitos.
Olhando quanto a nossa futura profissão de assistentes sociais,destacamos a importância destes profissionais para garantir com a intervenção e informação e encaminhamento aos órgãos competentes,buscando assim garantir o cumprimento deste direitos a todos quanto se encontrarem em situações de vulnerabilidade social .
EMENDAS CONSTITUCIONAIS
Entendemos que para garantir os direitos da previdência e a assistência social e a recursos para a saúde publica se fez necessário algumas emendas constitucionais.
Para entendermos o que é a emenda constitucional: é a lei que altera a constituição Federal de 1988,modificação na constituição,ou emenda constitucional numero 20 vai fazer alteração no art. 195,mudar em sentido de melhorar o que já esta posto,para contribuir para a vida em sociedade.
Quanto as regras da EC N 20:
Antes da emenda constitucional n 20 a aposentadoria do servidor publico era relativamente simples,os critérios,as condições 35 anos para homens e 30 anos para a mulher,hoje é fundamental que o servidor incorpore tempo de serviço,não havia idade mínima,se o servidor obtivesse tempo de serviço poderia se aposentar,a aposentadoria era integral,35 homens e 25 para mulheres. Após por idade 60 para homens e 55 para mulheres,calculo pela ultima renumeração.
Agora é preciso conjugar com tempo de contribuição e idade aumentando assim o tempo de contribuição ativa deste contribuintes..
...