Avaliação e gestão de políticas públicas: notícias de uma relação muito delicada
Por: Maiara Eduardo • 10/11/2018 • Resenha • 773 Palavras (4 Páginas) • 165 Visualizações
Faculdade Unyleya
Serviço Social Militar
Maiara Pinto Machado de Sousa
RESENHA CRÍTICA: Avaliação e gestão de políticas públicas: notícias de uma
relação muito delicada
Canoas
2018
Faculdade Unyleya
Serviço Social Militar
Maiara Pinto Machado de Sousa
RESENHA CRÍTICA: Projeto de Inclusão Social Escritório Escola
Resenha crítica apresentada para a disciplina de Monitoramento e Avaliação de Projetos Sociais, no curso de Pós Graduação em Serviço Social Militar, na Faculdade Unyleya.
Orientador: Profª Karina Santos da Fonseca
Canoas
2018
RESENHA CRÍTICA
1-Algo acerca do autor
Network de firmas presente em 158 territórios, com mais de 236.000 profissionais dedicados à prestação de serviços de qualidade em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações.
PwC no Brasil Presente no país desde 1915, a PwC Brasil possui cerca de 4.500 profissionais distribuídos em 17 escritórios em todas as regiões brasileiras. O aspecto mais estratégico dessa estrutura pulverizada é garantir que, além da capacitação e especialização inerentes a todos os profissionais da PwC Brasil, os colaboradores regionais tenham amplo conhecimento das culturas e das vocações econômicas próprias de cada região.
2-Perspectiva teórica da obra
A PwC se aliou ao Projeto Quixote, em 2003, em uma ação voltada a melhorar a perspectiva de futuro de jovens de baixa renda que viviam em situações de risco social.
3- As idéias centrais da Obra
Todos os anos, a firma seleciona dez jovens que se destacam em um curso de preparação para o mercado de trabalho promovido pelo Quixote, com a duração de seis meses. Eles são contratados para trabalhar como auxiliares administrativos no escritório da firma em São Paulo, por um ano, em um programa chamado Escritório-Escola. O objetivo é permitir que encontrem satisfação em produzir, obtenham reconhecimento e, assim, criem um vínculo com o mercado de trabalho. Aproximadamente cem jovens já foram beneficiados.
Unir mundos, possibilitar travessias, oferecer novas visões e valores sobre a vida e o mundo do trabalho. Essa é a tônica da tecnologia social de O escritório é escola, desenvolvida com êxito pelo Projeto Quixote em parceria com a PricewaterhouseCoopers (PwC). Depoimentos e histórias de vida de jovens em situação de extrema fragilidade social se mesclam aos relatos daqueles que trilharam um caminho de aprendizagem inverso, ao descobrir, no ambiente corporativo, seu papel social como educadores e colaboradores de um processo de mudança com resultados surpreendentes para todos os envolvidos.
O Projeto desenvolve um plano de capacitação e acompanhamento, divididos nas seguintes etapas: Preparação dos jovens, Sensibilização e formação das chefias, Acompanhamento das famílias. Acompanhamento psicossocial.
4- Conclusão
Os jovens são orientado para valorizar mais a escpla, aprimorar sua forma de comunicação
Os jovens que participam do projeto passam a valorizar mais a escola, aprimoram suas formas de comunicação, mostram-se mais comprometidos com suas obrigações e começam a vislumbrar um futuro diferente, o qual inclui faculdade, interesses sociais e novas relações. Segundo Rogério Rodrigues um dos jovens participantes, a experiência tem sido extraordinária, pois ele acredita que essa oportunidade fará grande diferença na sua vida.
...