Biodisponibilidade De Vitaminas Lipossoluveis
Trabalho Universitário: Biodisponibilidade De Vitaminas Lipossoluveis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alinessilva26 • 4/9/2014 • 1.036 Palavras (5 Páginas) • 2.862 Visualizações
BIODISPONIBILIDADE DE VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
Este Artigo tem como objetivo abordar o termo de biodisponibilidade das vitaminas lipossolúveis, além de suas diversidades de termos, sua metodologia para avaliações, fatores que pode influenciar na absorção entre outros, tendo em vista buscar resultados e pesquisar os tipos de variações.
A biodisponibilidade relacionada à vitamina tem como sentido de quantidade de vitamina sofrida na absorção intestinal utilizada pelo corpo. O processo de transporte e uso absorvido pelo tecido inclui absorção celular e a conversão para realizar certas funções bioquímicas.
Ressalta ainda quando certa quantidade de vitaminas é absorvida e entram na circulação, alguns tecidos podem não empregar, por ter atingido saturação. Em virtude disso varias terminologias usadas nas áreas de pesquisa devem ser revista.
Vários fatores podem influenciar na absorção das vitaminas. A má absorção pode ocorre devido às desordens gastrointestinais ou ate mesmo por outras doenças especificas.
Os fatores referentes aos alimentos, à forma química e o estado físico no qual as vitaminas se encontram pode afetar diretamente a absorção. Outras substâncias ingeridas tais como droga e álcool, podem influenciar por um grande numero de parâmetros e a quantidade de vitaminas realmente disponíveis.
MÉTODOS ULITIZADOS PARA ESTIMAR A BIODISPONIBILIDADE
A consignação da biodisponibilidade absoluta é necessária que a quantificação, que pode ser adquirida por meio de ensaio microbiológico ou físico-químico, do numero de vitaminas presente no alimento.
A extração completa da vitamina, incluindo a formas ligadas a matriz do alimento é um processo extremamente difícil, tornando-se o fator limitante na determinação da biodiversidade de nutrientes.
Varias técnicas tem sido utilizada na determinação da biodisponibilidade de nutrientes, sendo a mais usada nos ensaios os estudos de balanço, a relação dose-efeito e uso de isótopos.
Para o estudo de balanço é oferecidos uma quantidade de nutriente teste na dieta, e pela diferença entre a quantidade ingerida do nutriente e a excretada nas fezes, onde se verifica a absorção aparente. A variação desse método usa a técnica do balanço para examinar a retenção pelo corpo como um todo de matérias metabolizado ou não metabolizado extraídos das fezes. Entretanto, devido o metabolismo extensivo de certas vitaminas a técnica apresenta aplicabilidade limitada.
Para algumas vitaminas essa técnica apresenta outras falhas, consequência de que o metabolismo extensivo e a presença de muitos vitâmeros, ou seja, compostos diferentes.
O uso de isótopos radioativos e estáveis tem sido muito utilizado nos estudos metabolismo. O método consiste em alimentos com isótopos marcados intrínseca ou extrinsecamente. Esse método é considerado o mais complexo pela variedade de informações que possibilita. A utilização de isótopos radioativos tem sido trocado por isótopos estáveis, que são mais seguros e de maior quantidade natural.
Vitamina lipossolúvel são moléculas relativamente apolares e depende de solubilização micelar para sua absorção a parti do ambiente intestinal. Portanto depende de todos os componentes lipídicos envolvidos na formação da micela e também dos estímulos das funções pancreáticas e biliares promovidas pela ingestão do alimento.
BIODISPONIBILIDADE DA VITAMINA A
A biodisponibilidade de vitamina A varia de acordo com fatores. O trabalho referente à biodisponibilidade da vitamina A pré-formada e pró-vitaminada A, indicam uma eficiência de absorção de cerca de 70% a 90% para primeira e pra a segunda 20% a 50% após a ingestão de alimentos ricos desse composto.
Existem diversos fatores que podem afeta a biodisponibilidade dessa vitamina, entre eles estão à quantidade ingerida, a influência de outros nutrientes e componentes do alimento. Já ao ingerir a vitamina A conjuntamente com a vitamina E aumenta a absorção da vitamina A, tendo o efeito de antioxidante protetor de lipídios carregadores da vitamina A.
Outro fator que atinge a biodisponibilidade dos pró-vitamínicos A são a forma química dos carotenoides ingeridos.
A quantidade e o tipo de fibra presente no alimento pode influenciar significativamente a absorção da pró-vitamínicos.
BIODISPONIBILIDADE
...